19 de mai. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSO: D. DO TRABALHO - JORNADA NOTURNA, TURNO ININTERRUPTO

Jornada Noturna e Turno Ininterrupto

1- FCC 2016 TRT 23ªR MT Técnico Judiciário
Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociação coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento. [súmula TST 423]
a) têm direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras, sendo devido o referido adicional em sua integralidade.
b) não têm direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras.
c) têm direito ao pagamento apenas da 7 hora como extra.
d) têm direito ao pagamento apenas da 8 hora como extra.
e) têm direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras, sendo devido apenas 50% do referido adicional.

2- FCC 2014 TRT 2ªR SP Técnico Judiciário
O conceito de turnos ininterruptos de revezamento diz respeito ao tipo de jornada a que se submete o empregado, caracterizando-se pela alternância periódica de horários em que a referida jornada é prestada. Visando compensar os prejuízos ao trabalhador decorrente dessa modalidade de jornada, o constituinte estabeleceu jornada especial de trabalho de
a) seis horas diárias em uma semana e oito horas diárias na outra semana, de forma alternada.
b) oito horas diárias e quarenta horas semanais.
c) seis horas diárias, salvo negociação coletiva.
d) oito horas diárias, salvo negociação coletiva.
e) seis horas diárias e trinta horas semanais.

3- IESES 2014 TRT 14ª (RO, AC) Analista Judiciário
O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor–hora acrescido de:
a) 50% (cinquenta por cento), computando–se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
b) 25% (vinte e cinco por cento), computando–se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
c) 20% (vinte por cento), computando–se cada hora como sessenta.
d) 20% (vinte por cento), computando–se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
e) 25% (vinte e cinco por cento), computando–se cada hora como sessenta.

4- IADES 2014 UFBA Advogado
Em relação à duração do trabalho, aos períodos de descanso e ao trabalho noturno, conforme legislação trabalhista aplicável, assinale a alternativa correta.
a) A respeito do trabalho em condições de grau mínimo de periculosidade incide o adcional de 25% sobre o salário do empregado.
b) O vigia noturno que cumpra jornada de trabalho entre dezenove horas de um dia e sete horas do dia seguinte, faz jus ao adicional noturno somente até às cinco horas da manhã.
c) A hora do trabalho noturno para o trabalho realizado nas cidades será computada como de 50 minutos.
d) As variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários, não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária.
e) O trabalho noturno urbano será considerado como aquele que é executado entre às vinte e três horas de um dia e às seis horas do dia seguinte.

5- FCC 2014 TRT 19ªR AL Técnico Judiciário
A remuneração do trabalho noturno é superior em 20% à do diurno, em decorrência
a) de Convenção Coletiva de Trabalho.
b) de Sentença Normativa.
c) de previsão legal.
d) do plano de cargos e salários da empresa.
e) de negociação direta entre empregado e empregador.

6- VUNESP 2014 PRODEST-ES Analista Organizacional
Considerando o que estabelece a C.L.T., assinale a alternativa correta a respeito do trabalho noturno.
a) Sua remuneração terá um acréscimo de vinte por cento, pelo menos, sobre a hora diurna.
b) Terá remuneração superior à do trabalho diurno e não admite revezamento semanal ou quinzenal.
c) A hora do trabalho noturno será computada como de cinquenta minutos.
d) Para cada dia de trabalho noturno, o trabalhador terá direito a um dia de folga.
e) Não poderá ser exigido de trabalhadores menores de vinte e um anos de idade.

7- FCC 2013 TRT 1ªR RJ Técnico Judiciário
Conforme normas legais vigentes, o adicional
a) noturno equivale a vinte por cento, no mínimo, sobre o valor do salário mínimo.
b) de horas extras equivale a vinte e cinco por cento sobre o valor da hora normal, de acordo com a Constituição Federal.
c) de horas extras incorpora-se ao salário após um ano de pagamento habitual, de acordo com a Constituição Federal.
d) noturno equivale a cinquenta por cento, pelo menos, sobre o valor da hora diurna.
e) noturno equivale a vinte por cento, pelo menos, sobre o valor da hora diurna.

8- CESPE 2013 BACEN Procurador
Antônio labora diariamente como vigilante, cumprindo jornada que se inicia às 20 h de um dia e finda às 7 h do dia seguinte, com intervalo de 1 h às 2 h, com direito ao respectivo adicional noturno. [art. 73, §§ 2º, 5º]
Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
a) Devem ser consideradas horas noturnas, às quais deve ser acrescido o percentual de 20%, as horas trabalhadas das 22 h de um dia às 7 h do dia seguinte.
b) Consideram-se horas noturnas, cada uma a ser computada como de cinquenta e cinco minutos, as realizadas entre as 22 h de um dia e as 6 h do dia seguinte.
c) Caso Antônio passe a trabalhar no turno da noite em escala de revezamento semanal ou quinzenal, ele continuará fazendo jus ao recebimento do adicional noturno.
d) Todas as horas laboradas na hipótese em comento devem ser acrescidas do adicional noturno de 20%.
e) Apenas as horas laboradas entre as 20 h e as 5 h do dia seguinte devem ser consideradas horas noturnas, às quais deve ser acrescido o percentual de 20%.

9- FCC 2013 TRT 12ªR SC Técnico Judiciário
As normas trabalhistas regulamentam o trabalho noturno e as horas extraordinárias. Segundo tais normas:
a) o trabalho noturno urbano será considerado como aquele que é executado entre às vinte e três horas de um dia e às seis horas do dia seguinte.
b) o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 50% (cinquenta por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.
c) a hora do trabalho noturno para o trabalhador urbano será computada como de cinquenta e dois minutos e trinta segundos.
d) a remuneração da hora extraordinária ou suplementar, que será, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior à da hora normal.
e) os gerentes que exercem cargos de gestão, bem como os diretores e chefes de departamento ou filial também estão sujeitos ao regime de duração do trabalho, recebendo pelo trabalho extraordinário superior a 10 horas por dia.

10- FCC 2012 6ªR PE Técnico Judiciário
Héstia é empregada da Lanchonete ABA e trabalha como balconista, possuindo horário de trabalho no período noturno, das 22 às 5 horas. A Lanchonete ABA é frequentada por consumidores que normalmente voltam de outras programações noturnas, tendo em vista que a lanchonete possui horário de funcionamento até às 5 horas. Porém, a Lanchonete só encerra suas atividades após o atendimento do último cliente. Assim, Héstia frequentemente estende seu horário de trabalho até às 6 horas. Neste caso: [art. 73, §§ 2º e 5º]
a) será devido o adicional noturno também sobre a hora prorrogada uma vez que Héstia cumpre seu horário de trabalho integralmente no horário noturno.
b) não será devido o adicional noturno sobre a hora prorrogada uma vez que, de acordo com a CLT, a hora noturna é das 22 às 5 horas, sendo considerada a hora como 52 minutos e 30 segundos.
c) não será devido o adicional noturno sobre a hora prorrogada uma vez que, de acordo com a CLT, a hora noturna é das 22 às 5 horas, sendo considerada a hora como 55 minutos e 50 segundos.
d) só será devido o adicional noturno também sobre a hora prorrogada, se houver expressa previsão contratual neste sentido e previsão em norma coletiva.
e) não será devido o adicional noturno sobre a hora prorrogada, uma vez que é expressamente proibido o trabalho extraordinário para empregado que possui jornada de trabalho integral em horário noturno.

11- FCC 2012 TRT 11ªR AM Juiz do Trabalho
No município Y residem três irmãos: Órion, Proteu e Morfeu. Órion reside na região urbana da cidade e Proteu e Morfeu residem na região rural. Os três irmãos estão empregados em empresas distintas e em atividades também distintas, estando Proteu na lavoura e Morfeu na pecuária. Considerando que o horário de trabalho de Órion é das 14 às 22 horas; que o horário de trabalho de Proteu é das 21 às 5 horas do dia seguinte e que o horário de trabalho de Morfeu é das 20 às 4 horas do dia seguinte, é correto afirmar que
a) todos os empregados exercem trabalho noturno, com direito ao respectivo adicional, ainda que não seja na sua integralidade.
b) apenas Proteu e Morfeu exercem trabalho noturno.
c) para todos os empregados a hora noturna é reduzida, ou seja, será de 52 minutos e 30 segundos.
d) apenas Proteu exerce trabalho noturno.
e) apenas Morfeu exerce trabalho noturno.

12- CESPE 2012 BANCO DA AMAZÔNIA Técnico Científico
O trabalhador que labora das dezoito horas de um dia às oito horas do dia seguinte, com uma hora de intervalo, terá de receber adicional noturno sobre as horas trabalhadas entre as vinte e duas e as oito horas, pois, nesse caso, há prorrogação da hora noturna, bem como de seu adicional.
(  ) Certo
(  ) Errado

Gabarito:
1b 2c 3d 4d 5c 6a 7e 8a 9c 10a 11b 12certo

Referência:

APROVACONCURSOS. Questões de Concursos. Disponível em: <https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/> Acesso em: 19/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário