28 de dez. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSO - D. PENAL: EXTRAVIO, SONEGAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE LIVRO OU DOCUMENTO

Crimes Praticados Por Funcionário Público Contra a Administração em Geral: Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento

1- PREF. DO RIO DE JANEIRO-RJ ADVOGADO
Sonegar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo, se o fato não constitui crime mais grave, é tipo penal punido com:

  a) detenção, de um a três anos
  b) reclusão, de seis a oito meses
  c) reclusão, de um a quatro anos
  d) detenção, de dois a oito meses

Comentário
Letra 'c' correta

Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento
Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2- FUNCAB 2014 PC-MT INVESTIGADOR
Umbelino, policial civil encarregado de efetuar o transporte de inquéritos policiais da delegacia para o fórum, por descuido, não percebeu quando um dos procedimentos caiu da pilha que transportava no percurso entre a delegacia e o fórum, motivando a instauração de um procedimento de polícia judiciária para apurar o desaparecimento do inquérito policial. Uma vez provada todas essas circunstâncias, Umbelino:

  a) Incidiu no crime de extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento previsto no artigo 314 do Código Penal.
  b) não praticou crime.
  c) incidiu no crime de sonegação de papel ou objeto de valor probatório previsto no artigo 356 do Código Penal.
  d) incidiu no crime de subtração ou inutilização de livro ou documento previsto no artigo 337 do Código Penal.
  e) incidiu no crime de supressão de documento previsto no artigo 305 do Código Penal.

Comentário
a) o delito do art. 314 exige o dolo para a sua configuração.

b) correto. A conduta foi culposa. Se fosse dolosa seria tipificada no delito do art. 314 (Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento), na forma de extraviar (fazer desaparecer). Como tal crime não há previsão da forma culposa, o fato é atípico. 

Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento
Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

c) este crime é próprio de advogado ou procurador, e exige dolo.

Sonegação de papel ou objeto de valor probatório: Art. 356 - Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatório, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador. 

d) este crime exige dolo e possui como sujeito ativo do delito o particular, pois se for praticado por funcionário público incide a conduta no crime do art. 314, e se for praticado por advogado ou procurador é capitulado no delito do art. 356. 

Subtração ou inutilização de livro ou documento
Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público. 
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.

e) este crime exige dolo específico que consiste na finalidade do benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio. O dolo específico que o distingue dos delitos dos arts. 314, 337, 356 etc.).

Supressão de documento
Art. 305 - Destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor:
Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa, se o documento é público, e reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é particular.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3- IF-PB 2013 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Quanto aos crimes contra a Administração Pública, segundo o Código Penal Brasileiro, nos seus arts. 312 ao 327, é INCORRETO afirmar:
  
  a) Considera-se peculato, apropriar-se o funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
  b) Considera-se extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento extraviar livro oficial ou qualquer documento de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente. 
  c) Considera-se corrupção passiva, exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. 
  d) Considera-se prevaricação, retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.  
  e) Considera-se violência arbitrária, praticar violência, no exercício de função ou a pretexto de exercê-la.  

Comentário
c) incorreto. Trata-se de crime de concussão o expresso pela assertiva. 

Concussão

Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- MOVENS 2009 PC-PA  INVESTIGADOR 
Acerca dos crimes contra a administração pública, assinale a opção correta. 

  a) Constitui crime o extravio de livro oficial ou qualquer documento de que o agente público tem a guarda em razão do cargo, o mesmo não se podendo dizer da inutilização parcial de documento oficial por parte daquele.
  b) Ao contrário da conduta criminosa de se apropriar de valores pertencentes à administração pública, constitui mera irregularidade administrativa dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei. 
  c) Pratica o delito de concussão o agente público que emprega meio vexatório na cobrança de tributos. 
  d) Tratando-se de peculato culposo, extingue a punibilidade a reparação do dano precedente à sentença irrecorrível; se lhe é posterior, reduz a pena imposta à metade.

a) errado. Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente.

b) errado. Crime de emprego irregular de verbas ou rendas públicas (art. 315).

Emprego irregular de verbas ou rendas públicas

Art. 315 - Dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei:
Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

c) errado. O agente público que emprega meio vexatório na cobrança de tributos comete o delito de excesso de exação.

Excesso de exação

Art. 316, § 1º - Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza:
Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

§ 2º - Se o funcionário desvia, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos:
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

d) correto. 

Peculato

Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

§ 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

Peculato culposo

§ 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano.

§ 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GABARITO 
1c 2b 3c 4d

Referências

QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-penal/crimes-contra-a-administracao-publica/extravio-sonegacao-ou-inutilizacao-de-livro-ou-documento> Acesso em: 28/12/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário