29 de ago. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSO - D. ADMINISTRATIVO: PODERES ADMINISTRATIVOS II

Poderes Administrativos II

1- CESPE 2016 TCE-PA AUX. TÉC. DE CONTROLE EXTERNO
- A respeito dos poderes da administração pública e dos serviços públicos, julgue o item que se segue.
A prerrogativa da administração de impor sanções a seus servidores, independentemente de decisão judicial, decorre imediatamente do poder disciplinar e mediatamente do poder hierárquico.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
O poder disciplinar apura e penaliza infrações funcionais dos servidores e dos particulares que de alguma forma estão, mesmo que por curto espaço de tempo, vinculados a Administração. “Quando a Administração aplica uma sanção disciplinar a um agente público, essa atuação decorre imediatamente do poder disciplinar e mediatamente do poder hierárquico. Vale dizer, o poder disciplinar, nesses casos, deriva do hierárquico. Entretanto, quando a Administração Pública aplica uma sanção administrativa a alguém que descumpriu um contrato administrativo, há exercício do poder disciplinar, mas não existe liame hierárquico. Nesses casos, o poder disciplinar não está relacionado ao poder hierárquico” (ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012, p. 225, 226. Grifei).

2- CESPE 2016 TCE-PA AUX. TÉC. DE CONTROLE EXTERNO
Os atos decorrentes do poder regulamentar têm natureza originária e visam ao preenchimento de lacunas legais e à complementação da lei.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Errado. O poder regulamentar ou normativo é conferido aos Chefes do Executivo de elaborar decretos que visem o preenchimento de lacunas legais e à complementação da lei, contudo possui natureza secundária, pois, em regra, o Executivo não cria leis, mas regulamentos que as explicam. A exceção à regra é quando da criação de decretos autônomos, como ato primário, diretamente derivado da CF/88, sem estar ligado a qualquer lei. É o que se verifica com a criação do inciso VI ao art. 84 da CF, mediante a EC 32/2001, ou seja, a própria Carta Maior autoriza a edição de decretos autônomos pelo Presidente:

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI – dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

3- PREFEITURA DE FORTALEZA-CE 2016 ANALISTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Marque o item correto. 

a) O Poder Disciplinar Administrativo é caracterizado pelo escalonamento na estrutura vertical dos órgãos e agentes da administração pública com o objetivo de organizar a função administrativa.
b) O Poder de Polícia consiste na intervenção no exercício das atividades individuais suscetíveis de gerar perigo aos interesses gerais, exceto se essa atividade é garantida pela liberdade, segundo a Constituição de 1988.
c) Polícia Administrativa e Polícia Judiciária consistem em formas de manifestação da função administrativa e com caráter eminentemente preventivo.
d) A disciplina funcional resulta do sistema hierárquico, com efeito, os agentes superiores fiscalizam as atividades dos de nível inferior, e, se ensejar uma infração funcional, esta deve ser apurada com a garantia do contraditório e da ampla defesa abstraída do “due process of law”.

Comentário
A) Errado. O Poder Disciplinar Hierárquico Administrativo é caracterizado pelo escalonamento na estrutura vertical dos órgãos e agentes da administração pública com o objetivo de organizar a função administrativa.

B) Errado. Ainda que a atividade individual seja amparada pela liberdade, esta não pode ser justificativa para a não intervenção do Estado através de seu poder de polícia. Mesmo a liberdade do indivíduo é vigiada, exemplo são as placas sinalizadoras, proibitivas etc.

C) Errado. A polícia judiciária e administrativa tem caráter preventivo e repressivo, dizer que ambas possuem caráter fundamentalmente repressivo está errado. “A Administração Pública, no exercício da parcela que lhe é outorgada do mesmo poder, regulamenta as leis e controla a sua aplicação, preventivamente (por meio de ordens, notificações, licenças ou autorizações) ou repressivamente (mediante imposição de medidas coercitivas)” Alexandrino e Paulo citando Di Pietro (ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012, p. 237).

D) Correto

4- FUNCAB 2016 SEGEP-MA AGENTE PENITENCIÁRIO
Assinale a opção correta quanto aos poderes e deveres dos administradores públicos.

a) Na delegação, agente hierarquicamente superior chama, temporariamente, para seu campo de atribuições e responsabilidades, matéria que pertenceria a um subordinado.
b) O poder de polícia originário é aquele desempenhado por pessoas que integram a Administração indireta e tal poder é exercido por pessoas que mantêm uma relação de vinculação com o ente da federação.
c) O poder regulamentar insere-se como uma das formas pelas quais se expressa a função normativa do Poder Executivo.
d) Se a Agência Nacional de Saúde apreende remédios com data vencida, este ato constitui exercício do poder disciplinar.
e) Justifica-se a invocação típica do poder de polícia para prender em flagrante o indivíduo vendendo substâncias psicotrópicas.

Comentário
A) Na delegação avocação, agente hierarquicamente superior chama, temporariamente, para seu campo de atribuições e responsabilidades, matéria que pertenceria a um subordinado.

B) Errado. “O poder de polícia originário é aquele exercido pela administração direta, ou seja, pelos órgãos integrantes da estrutura das diversas políticas da Federação (União, estados, Distrito Federal e municípios). O poder de polícia delegado é aquele executado pelas pessoas administrativas do Estado, isto é, pelas entidades integrantes da administração indireta” (ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012, p. 225, 226).  

C) Correto.

D) Errado. Se a Agência Nacional de Saúde apreende remédios com data vencida, este ato constitui exercício do poder disciplinar de polícia.

E) Errado. Importante diferenciar a polícia administrativa da polícia judiciária. "Será atividade de polícia administrativa a que incida na seara das infrações administrativas e atividade de polícia judiciária a concernente ao ilícito de natureza penal. (...) A polícia administrativa é exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a polícia judiciária incide diretamente sobre pessoas" Alexandrino e Paulo (2012, p. 240). 

5- FGV 2016 IBGE ANALISTA
Agentes municipais de combate às endemias realizam, dentro da legalidade, vistorias em imóveis urbanos, com escopo de eliminar focos dos mosquitos Aedes aegypti que transmitem doenças como dengue, zika e chikungunya. Em matéria de poderes administrativos, a prerrogativa de direito público que flexibiliza o uso e o gozo da propriedade privada em favor do interesse da coletividade, permitindo a diligência em tela é chamada de poder:

a) regulamentar;
b) sancionador;
c) disciplinar;
d) de polícia;
e) de hierarquia.

Comentário
Código Tributário Nacional (CTN)
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.

"Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo dos bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado" (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 18. ed. atual. por Eurico de Andrade Azevedo; Délcio Balestero Aleixo; José Emanuel Burle Filho. São Paulo: Malheiros, 1993, p. 115).

6- IBEG 2016 PREF. DE GUARAPARI-ES PROCURADOR MUNICIPAL
Com relação aos poderes administrativos, pode-se afirmar que:

a) No exercício do poder regulamentar, o prefeito municipal só pode disciplinar e alterar, mediante decreto, as leis que tenham sido originariamente propostas por ele, salvo nas hipóteses de expressa autorização legal.
b) O poder de policia é exercido de modo discricionário, podendo apurar infrações funcionais praticados por servidores, aplicando as sanções previstas em lei.
c) Desde que haja previsão legal é possível o exercício do poder disciplinar, em especial a realização de atos coercitivos, por pessoa jurídica da iniciativa privada não integrante da administração pública.
d) O poder normativo, confere a independência das instâncias, permitindo que a prática de um mesmo fato possa ser sancionada conjuntamente nas esferas penal e administrativa, sem que isso caracterize bis in idem.
e) No exercício do poder disciplinar pela Administração a anulação de ato punitivo anterior, produzido com vício de legalidade, e a aplicação de outra punição, mais gravosa, não constitui bis in idem.

Comentário
A) Falso. O poder regulamentar confere ao chefe do Executivo a criação de decretos com o fim de explicar a lei para a sua correta execução. A assertiva contém dois erros. O primeiro é quando diz que o prefeito pode alterar leis. Errado. O prefeito não pode modificar leis, o decreto é complemento, não é alteração. O segundo erro é quando dito sobre leis que tenham sido originariamente propostas pelo prefeito. Errado. Não necessariamente as leis a serem preenchidas por decretos devem ser aquelas por ele propostas.

B) Falso. O poder de polícia disciplinar é exercido de modo discricionário, podendo apurar infrações funcionais praticados por servidores, aplicando as sanções previstas em lei.

C) Falso. O poder disciplinar é derivado do poder hierárquico, pois é exercido pela Administração aos seus subordinados ou particulares vinculados com ela juridicamente. Pessoa jurídica de iniciativa privada não integrante da administração pública não é competente para trazer à si atributos do poder disciplinar. 

D) Falso. A alternativa trata do poder disciplinar. O poder normativo/regulamentar confere ao chefe do Executivo a criação de decretos com o fim de explicar a lei para a sua correta execução. A cumulação de sanções está prevista em lei:

Lei 8.112/90
Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

E) Correto.

7- FUNIVERSA 2016 IF-PA AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO
Quando a Administração pune infrações administrativas cometidas por particulares, como, por exemplo, quando há descumprimento de um contrato administrativo assinado com o Poder Público, tem-se a aplicação do poder:

a) disciplinar.
b) hierárquico.
c) da continuidade do serviço público.
d) normativo.
e) de polícia.

Comentário
A assinatura de particular de contrato com o Poder Público estabelece uma relação de vínculos jurídicos, sendo assim, a aplicação de sanções administrativas revela o exercício do poder disciplinar. Caso não houvesse entre o particular e a administração algum elo jurídico, seria, a punição dada, o exercício do poder de polícia. Somente as pessoas que possuem algum vínculo jurídico específico com a administração pública são alcançadas pelo poder disciplinar.

8- ESAF 2016 ANAC TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Acerca dos poderes do Estado, analise as afirmativas abaixo classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) para, ao final, assinalar a opção que contenha a sequência correta.

1- ( ) O poder disciplinar da administração pública decorre do poder punitivo do Estado (jus puniendi).
2- ( ) Somente as pessoas que possuem algum vínculo jurídico específico com a administração pública são alcançadas pelo poder disciplinar.
3- ( ) O poder de polícia decorre de um vínculo geral entre os indivíduos e a administração pública.
4- ( ) A competência para a expedição dos decretos ou regulamentos de execução não é passível de delegação

a) F, F, V, V
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) F, V, V, V
e) V, V, V, V

Comentário
1- Falso. O poder disciplinar atua dentro da própria Administração, com seus servidores e particulares ligados de algum modo jurídico com ela. O poder disciplinar não decorre, ou seja, não deriva do poder punitivo do Estado, mas do próprio Direito Administrativo.

2- Correto.
3- Correto.
4- Correto. O que é passível de delegação está disposto no par. ún. do art. 84 da CF/88:

Art. 84 Compete privativamente ao Presidente da República:

Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

VI – dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

9- CESPE 2016 TRT 8R (PA e AP) TÉCNICO JUDICIÁRIO
Assinale a opção correta, a respeito dos poderes da administração.

a) A autoexecutoriedade inclui-se entre os poderes da administração
b) A existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos é expressão do poder discricionário
c) Poder disciplinar da administração pública e poder punitivo do Estado referem-se à repressão de crimes e contravenções tipificados nas leis penais.
d) O poder regulamentar refere-se às competências do chefe do Poder Executivo para editar atos administrativos normativos.
e) O poder de polícia não se inclui entre as atividades estatais administrativas.

Comentário
A) Falso. A autoexecutoriedade não é um poder da administração, mas um atributo inerente ao poder de polícia. A autoexecutoriedade revela-se pelo fato de que a Administração não necessita de prévia autorização judicial para aplicar suas medidas ou sanções administrativas, ela manifesta as características de seu papel de polícia de forma direta.

B) Falso. A existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos é expressão do poder discricionário hierárquico.

C) Falso. A repressão de crimes e contravenções tipificados nas leis penais é competência do poder de polícia judiciária. O poder disciplinar da Administração vincula-se a punições de infrações administrativas, e não infrações tipificadas em leis penais.

D) Correto.

E) Falso. O poder de polícia faz parte das atividades estatais administrativas

10- IESES 2016 BAHIAGÁS ANALISTA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Todo agente público - agente político ou administrativo - exerce poder administrativo, de que resulta a sua autoridade pública, conforme e nos limites da sua esfera de competência. A autoridade de um agente político ou administrativo, porém, é prerrogativa da função pública exercida. Partindo desse pressuposto assinale a afirmação INCORRETA.

a) Qualquer dos modos de abuso de poder, por excesso de poder ou por desvio de poder, deverá ser corrigido e punido pela própria Administração Pública no exercício de dois poderes administrativos que lhe são inerentes, ou seja, o poder hierárquico e o poder disciplinar.
b) Ocorrendo abuso de poder por parte da polícia administrativa, a responsabilidade pelo ato é somente da instituição, eis que em nome dela agiu o agente.
c) O uso do poder é prerrogativa da autoridade. Mas o poder há de ser usado normalmente, sem abuso. Usar normalmente do poder é empregá-lo segundo as normas legais, a moral da instituição, a finalidade do ato e as exigências do interesse público.
d) A inércia da autoridade administrativa deixando de executar determinada prestação de serviço a que por lei está obrigada, lesa o patrimônio jurídico individual. É forma omissiva de abuso de poder, quer o ato seja doloso ou culposo.
e) O direito do indivíduo não pode ser absoluto, visto que absolutismo é sinônimo de soberania. Não sendo o homem soberano na sociedade, o seu direito é, por consequência, simplesmente relativo.

Comentário
Incorreta a letra ‘b’. A reponsabilidade não é somente da instituição, mas também do agente que praticou o ato, que deverá ser punido administrativamente, e de acordo com o caso, também pode responder em processo penal.

11- FUNDEP 2016 PREF. DE SÃO LOURENÇO ADVOGADO
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os atos administrativos aos poderes da Administração utilizados na prática dos atos.

COLUNA I
1. Avocação de atribuições
2. Decreto regulamentando lei
3. Demissão de servidor estatutário
4. Licença para exercício de profissão

COLUNA II
(  ) Poder de polícia
(  ) Poder normativo
(  ) Poder hierárquico
(  ) Poder disciplinar

Assinale a sequência CORRETA.

a) 1 2 3 4
b) 2 1 4 3
c) 3 2 1 4
d) 4 2 1 3

Comentário
- Poder hierárquico: dar ordens, fiscaliza, delega, avoca e rever os atos dos inferiores.
- Poder normativo: decreto regulamentando lei.
- Poder disciplinar: demissão de servidor estatuário, como sanção administrativa.
- Poder de polícia: licença para exercício de profissão. Também dá ordens, notificações ou autorizações.

12- FAU 2016 PREF. DE CHOPINZINHO-PR PROCURADOR MUNICIPAL
Acerca dos Poderes da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:

a) O poder discricionário é a prerrogativa legal conferida à Administração Pública para a prática de determinados atos administrativos com certa liberdade de escolha, com base em sua conveniência e oportunidade.
b) O poder regulamentar é prerrogativa conferida aos Chefes dos Poderes Executivos para expedir decretos e regulamentos, editando normas gerais e abstratas que permitam o cumprimento da lei.
c) Os institutos da delegação e avocação de competência decorrem do poder hierárquico.
d) Regra geral, as competências administrativas são delegáveis, comportando exceções como competências exclusivas, decisão de recursos e atos normativos.
e) Quando ocorre desvio de poder, há uma atuação do agente público sem competência ou que ultrapassa seu limite de competência. O ato será ilegal em razão de vício de competência.

Comentário
Incorreta letra ‘e’. O abuso de poder é uma atuação administrativa ilegal, pois não observados os direitos individuais. Pode assumir a forma comissiva quanto a omissiva.

“O abuso de poder (...) desdobra-se, mais precisamente, em duas categorias consagradas, a saber:

a) excesso de poder, quando o agente público atua fora dos limites de sua esfera de competência.
b) desvio de poder, quando a atuação do agente, embora dentro de sua órbita de competências, contraria a finalidade explícita ou implícita na lei que determinou ou autorizou a sua atuação; tanto é desvio de poder a conduta contrária à finalidade geral (ou mediata) do ato – o interesse público -, quanto a que discrepe de sua finalidade específica (ou imediata)” (ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012, p. 257).

Excesso de poder = vício de competência
Desvio de poder = desvio de finalidade

A letra ‘e’ está errada porque relacionou o desvio de poder ao vício de competência.

13- CESPE 2015 TRE-MT ANALISTA JUDICIÁRIO
Com relação aos poderes da administração pública, assinale a opção
correta.

a) O exercício do poder disciplinar na administração pública permite à administração impor medidas cautelares, tais como o afastamento de servidor de suas funções ou, em situações específicas, a prisão administrativa para a investigação.
b) O cumprimento de mandados judiciais por policiais civis pode ser classificado como ato decorrente do exercício do poder de polícia administrativa.
c) Configura excesso de poder a prática, por servidor público, de ato administrativo que vise finalidade diversa da finalidade prevista em lei, mesmo que o servidor não extrapole os limites de sua competência.
d) A simples omissão da administração quanto à prática de um ato administrativo de interesse do administrado não configura abuso de poder, salvo se inobservado prazo especificado em lei.
e) Exerce o poder de polícia o ente da administração pública que, no desempenho de suas funções institucionais, realiza fiscalização em estabelecimento comercial, lavrando auto de infração e impondo multa por descumprimento de normas administrativas.

Comentário
A) Errado. Prisão administrativa configura atributo do Poder Judiciário, regrada pelo art. 319 do CPP.

B) Errado. O cumprimento de mandados judiciais por policiais civis pode ser classificado como ato decorrente do exercício do poder de polícia administrativa judiciária.

C) Errado. Excesso de poder relaciona-se com o vício de competência. Desvio de poder relaciona-se com desvio de finalidade.

D) Errado. O princípio da legalidade, para a Administração, dispõe que todos os atos por esta praticados devem estar nas pegadas da lei, precisamente. A conduta de um agente público administrativo de se omitir diante de uma situação ao qual era obrigado a agir, configura abuso de poder, na modalidade desvio de poder.

 E) Correto. Se o estabelecimento comercial não tiver vínculo de natureza jurídica com a administração, a imposição de multa é exercício do poder de polícia. Se houver o vínculo, seria o exercício do poder disciplinar.

14- CESPE 2015 TRE-MT TÉCNICO JUDICIÁRIO
Assinale a opção correta quanto aos poderes administrativos.

a) Decorre do exercício do poder disciplinar dirimir conflitos de competência, positivos ou negativos, entre subordinados.
b) A discricionariedade é característica fundamental do exercício do poder de polícia.
c) No exercício do poder regulamentar, é vedado restringir preceitos da lei regulamentada.
d) A execução de medidas de coação administrativa, decorrentes do exercício do poder de polícia, depende de prévia autorização judicial.
e) É vedado limitar a discricionariedade administrativa por meio do exercício do poder regulamentar.

Comentário
A) Errado. Decorre do exercício do poder disciplinar hierárquico dirimir conflitos de competência, positivos ou negativos, entre subordinados.

B) Errado. A discricionariedade não é característica fundamental do exercício do poder de polícia, pois há atos de poder de polícia vinculados, como a concessão de licença, por exemplo. 

C) Certo. O poder normativo/regulamentar é para dar cumprimento correto da lei, e não para delimitar seus preceitos.

D) Errado. O poder de polícia possui três características: Discricionariedade, Autoexecutoriedade e Coercibilidade. A autoexecutoriedade permite a prática de atos administrativos sem prévia autorização judicial.

E) Errado. A discricionariedade faz com que a Administração atue com certa liberdade, mas dentro de previsões legais. Haverá, na própria lei, uma margem de opção de agir dada ao administrador. É possível que por meio do exercício do poder normativo haja limitação de certa conduta discricionária, pois se a lei oferta margens de atuação, pode um regulamento dizer, com precisão, qual a conduta a ser exercida pelo agente quando em determinadas situações específicas.

15- FCC 2015 TRE-AP TÉCNICO JUDICIÁRIO
- Considere as assertivas abaixo concernentes ao poder disciplinar.
I. É sempre vinculado.

II. Há discricionariedade no momento da aplicação da pena, podendo a Administração pública levar em consideração, para a escolha da pena, dentre outros aspectos, a natureza e a gravidade da infração.

III. Há discricionariedade no momento de decidir se instaura ou não o processo administrativo disciplinar.

IV. Deve, em regra, ser aplicado a particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração pública.
- Está correto o que se afirma APENAS em

a) II, III e IV.
b) I e IV.
c) II.
d) II e III.
e) I.

Comentário
I- Falso. Não é sempre vinculado, pois há discricionariedade no momento da aplicação da pena.

II- Certo

III- Falso. Na constatação de um ato infracional feito por servidor, a administração é obrigada a apurar e aplicar as possíveis penas, ou seja, o ato deve ser vinculado.

IV- Falso. O poder de polícia que alcança os particulares não sujeitos à disciplina interna da Administração Pública.  

GABARITO
1certo 2errado 3d 4c 5d 6e 7a 8d 9d 10b 11d 12e 13e 14c 15c

REFERÊNCIAS

QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: < https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?disciplina=2&assunto=16066&modo=1> Acesso em: 29/08/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário