4 de set. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSOS - D. ADMINISTRATIVO: ATOS ADMINISTRATIVOS (ATRIBUTOS)

Atos Administrativos: Atributos

1- CESPE 2016 TCE-PA AUXILIAR TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO
Em decorrência do atributo da tipicidade, quando da prática de ato administrativo, devem-se observar figuras definidas previamente pela lei, o que garante aos administrados maior segurança jurídica.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Correto. Atributo trazido por Maria Sylvia Di Pietro. Os atos da Administração devem corresponder aquilo mencionado em lei, evitando prática de atos inominados.

2-  CESPE 2016 TCE-PA AUXILIAR TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO
A imperatividade é atributo indissociável dos atos administrativos.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Errado. A imperatividade, por seu poder de determinar, apenas está presente naqueles atos que exigem do administrado uma obrigação, com ou sem sua concordância, pois a imperatividade justifica-se no princípio da supremacia do interesse público. A imperatividade também não se faz presente naqueles atos em que pesa o lado do interesse privado, como no caso de autorizações, permissões, enunciados etc.

3- CESPE 2016 TCE-PA AUXILIAR TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO
Situação hipotética: O proprietário de determinado restaurante recebeu notificação na qual constava a determinação de que a obra que havia sido irregularmente realizada na calçada do referido estabelecimento, para a colocação de mesas, teria de ser demolida.

Assertiva: Nesse caso, decorrendo o prazo sem cumprimento da ordem, a administração poderá promover a demolição sob o manto da autoexecutoriedade dos atos administrativos e do poder de polícia.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Correto. A autoexecutoriedade permite que a Administração atue de forma imediata e direta, sendo dispensável aval judicial. Uma das características do exercício de poder de polícia é a autoexecutoriedade, onde nem sempre é necessário a Administração pedir a chancela judicial para a prática de seus atos. Outras características de tal poder é a discricionariedade e coercibilidade.

4- FUMARC 2016 CÂM. DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO ADVOGADO
Acerca dos atributos dos atos administrativos, é CORRETO afirmar:

a) A autoexecutoriedade é o atributo que permite que o ato administrativo seja executado pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
b) A imperatividade é o atributo do ato administrativo que permite que o ato administrativo seja executado independentemente de título, de modo que, ao contrário do que ocorre como regra no direito privado, não se aplica no direito administrativo a nulla executio sine titulo.
c) A presunção de legitimidade do ato administrativo tem como consequência o fato de que este produzirá seus efeitos enquanto a sua invalidade não for decretada pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração Pública.
d) A presunção de veracidade dos atos administrativos corresponde à conformidade do ato com a lei, o que significa que estes se presumem lícitos até que se prove o contrário.

Comentário
A) Correto.

B) Errado. A imperatividade é o atributo do ato administrativo que permite que o ato administrativo seja executado independentemente de ordem judicial.

C) A presunção de legitimidade veracidade do ato administrativo tem como consequência o fato de que este produzirá seus efeitos até que se prove o contrário.

D) A presunção de veracidade legitimidade dos atos administrativos corresponde à conformidade do ato com a lei, o que significa que estes se presumem lícitos até que se prove o contrário.

Obs.:
-A presunção de veracidade está relacionada com fatos, ou seja, o ato se baseou em aspectos fáticos verdadeiros, então, presume-se que estes são verdadeiros até que se prove o contrário.  

- A presunção de legitimidade está relacionada com questões de Direito. Relaciona-se com o ato em si, e não com os fatos que o geraram. No sentido de que todos atos administrativos são baseados em lei, presume-se que estes são lícitos, até que se prove o contrário.

5- CESPE 2016 PC-PE AGENTE DE POLÍCIA
O ato administrativo é uma espécie de ato jurídico de direito público, ou seja, suas características distinguem-no do ato jurídico de direito privado. Os atributos do ato administrativo — ato jurídico de direito público — incluem a

a) legalidade, a publicidade e a imperatividade.
b) presunção de legitimidade, a imperatividade e a autoexecutoriedade.
c) imperatividade, o motivo, a finalidade e a autoexecutoriedade.
d) eficiência, a presunção de legitimidade e a continuidade.
e) proporcionalidade, a motivação e a moralidade.

Comentário
(PITA)
Presunção de legitimidade
Imperatividade
Tipicidade
Autoexecutoriedade

6- CETREDE 2016 PREF. DE CAUCAIA-CE AGENTE DE SUPORTE À FISCALIZAÇÃO
- Analise as afirmativas a seguir. São atributos conferidos ao ato administrativo
I. Presunção de legitimidade.
II. Imperatividade.
III. Executoriedade.
- Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

a) I.
b) II.
c) I – II.
d) I – III
e) I – II – III.

Comentário
Os três são atributos dos atos administrativos. A executoriedade e a exigibilidade são atributos levantados por Celso Antônio Bandeira de Mello. Na exigibilidade, o administrado tem por obrigação o cumprimento do ato imposto, sendo que a Administração não tem o poder de fazer, por ela própria, que o administrado cumpra o ato, recorre, assim, ao Judiciário. A multa, por exemplo, é exigida, mas não executável. A Administração busca meios indiretos para fazer com que o que foi imposto seja cumprido; já a executoriedade se caracteriza pela possibilidade que a própria Administração tem de executar o ato sem precisar recorrer ao Poder Judiciário para legitimar a sua atuação, ela o executa de forma direta. Exemplo seria o guincho de carros estacionados em locais proibidos.

7- MPE-SC 2016 PROMOTOR DE JUSTIÇA
A concessão de licença para o particular construir é ato administrativo e, por consequência, ela é dotada de presunção de legitimidade, de imperatividade, de exigibilidade e de autoexecutoriedade.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Falso. A imperatividade não se faz presente naqueles atos em que pesa também o lado do interesse privado, como no caso de autorizações, permissões, enunciados etc.

8- FGV 2016 MPE-RJ TÉCNICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
O Promotor de Tutela Coletiva expediu, no bojo de inquérito civil público, notificação, pelos correios, via AR (aviso de recebimento), a Joaquim, para comparecer à Promotoria a fim de prestar esclarecimentos sobre eventual poluição sonora que estaria sendo provocada por máquinas de som em alto volume em seu bar. Frustrada a notificação via postal, o Promotor determinou que a diligência fosse cumprida por Técnico do Ministério Público da Área de Notificação (TNAI). Assim, o TNAI Gustavo compareceu ao bar de Joaquim para notificá-lo, leu o teor do mandado, entregou uma via original, mas o notificando se recusou a apor o ciente. Gustavo, então, emitiu certidão circunstanciada sobre os fatos. Concluída a investigação, o Promotor ajuizou ação civil pública em face de Joaquim que, em sua contestação, alegou que não foi notificado em sede pré- processual. Em relação a tal argumento, na réplica, o Promotor destacou que, pelo princípio:

a) da legalidade do ato administrativo, o ônus da prova incumbe a quem alega, razão pela qual é necessário que o Ministério Público arrole o TNAI Gustavo para ser ouvido como testemunha na fase de instrução probatória;
b) da supremacia do interesse público sobre o particular, existe presunção absoluta de que o teor da certidão do TNAI é verdadeiro e o ato foi praticado com observância das normas legais pertinentes;
c) da lealdade processual, o ônus da prova incumbe a quem alega, razão pela qual é necessário que o Ministério Público arrole o TNAI Gustavo para ser ouvido como testemunha na fase de instrução probatória;
d) da presunção de legitimidade do ato administrativo, existe presunção relativa de que o teor da certidão do TNAI Gustavo é verdadeiro e o ato foi praticado com observância das normas legais pertinentes, razão pela qual se inverte o ônus da prova;
e) da boa-fé objetiva do ato administrativo, é preciso que se comprove a efetiva notificação de Joaquim pelo TNAI Gustavo, o que será feito com a oitiva de testemunhas que estavam presentes no bar no momento do ato.

Comentário
Todo ato administrativo é regido por leis, nada que a Administração faz foge dos limites legais, e nisso que se funda a presunção de legitimidade, pois se é um ato administrativo, presume-se que ele está respaldado por alguma norma legal. Obviamente que é uma presunção relativa, podendo ser contestada pelo destinatário do ato, mas, até que se prove o contrário, esta é a força dos atos da Administração, a licitude. Se alguém alega ilegalidade, deve ele provar a deficiência do ato, pois presume-se que o praticado por agentes administrativos seja lícito, ou seja, a Administração nada tem que provar sobre seus próprios atos, porque está respaldada pelo atributo da presunção de legitimidade (esta que tem seus fundamentos no princípio da legalidade).

9- FGV 2016 IBGE ANALISTA
Atributos dos atos administrativos são as características que permitem afirmar que eles se submetem a um regime jurídico administrativo que os distinguem do regime jurídico de direito privado. Dentre eles, destaca-se o atributo da:

a) imperatividade, segundo o qual, tão logo praticados, os atos administrativos podem ser imediatamente executados sem intervenção prévia do Poder Judiciário;
b) autoexecutoriedade, segundo o qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância, e se executam com autorização do Judiciário;
c) presunção de legitimidade, segundo o qual presume-se, até prova em contrário, que os atos administrativos foram emitidos com observância da lei;
d) autotutela, segundo o qual os atos administrativos se impõem à própria Administração Pública, tão logo praticados pela autoridade competente;
e) publicidade, segundo o qual os atos administrativos devem ser publicados três vezes na imprensa oficial para produzirem efeitos.

Comentário
A) Errado.  Imperatividade autoexecutoriedade, segundo o qual, tão logo praticados, os atos administrativos podem ser imediatamente executados sem intervenção prévia do Poder Judiciário;

B) Errado. Autoexecutoriedade, segundo o qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância, e se executam com sem autorização do Judiciário;

C) Correto.

D, E) Errados. Autotutela e publicidade não são atributos dos atos administrativos, são princípios.  

Obs.:
Princípios:
Princípios expressosLIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. 

Princípios implícitosPRIMCESA
Presunção de legitimidade
Racionabilidade
Indisponibilidade do interesse público
Motivação
Continuidade do Serviço Público
Especialidade
Supremacia do Interesse Público
Autotutela

Atributos:
PITA: Presunção de legitimidade, imperatividade, tipicidade e autoexecutoriedade.

Elementos:
CONFIFORMOB: Competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

10- CESPE 2015 DPE-RN DEFENSOR PÚBLICO
Acerca da disciplina dos atos administrativos, assinale a opção correta.

a) Em nome do princípio da inafastabilidade da jurisdição, deve o Poder Judiciário apreciar o mérito do ato administrativo, ainda que sob os aspectos da conveniência e da oportunidade.
b) Os atos administrativos são dotados dos atributos da veracidade e da legitimidade, havendo presunção absoluta de que foram editados de acordo com a lei e com a verdade dos fatos.
c) O parecer administrativo é típico ato de conteúdo decisório, razão pela qual, segundo entendimento do STF, há possibilidade de responsabilização do parecerista por eventual prejuízo causado ao erário.
d) São passíveis de convalidação os atos administrativos que ostentem vícios relativos ao motivo, ao objeto e à finalidade, desde que não haja impugnação do interessado.
e) Segundo a teoria dos motivos determinantes, mesmo que um ato administrativo seja discricionário, não exigindo, portanto, expressa motivação, se tal motivação for declinada pelo agente público, passa a vinculá-la aos termos em que foi mencionada.

Comentário
A) Errado. Em nome do princípio da inafastabilidade da jurisdição, deve pode o Poder Judiciário apreciar o mérito do ato administrativo, ainda que sob os aspectos da conveniência e da oportunidade. Aspectos da conveniência e da oportunidade relacionam-se com o ato discricionário, onde o agente tem certa liberdade de escolha, nos limites da lei. O Judiciário intervém apenas se o ato ofendeu alguma norma legal, ou seja, ele não deve apreciar o mérito dos atos administrativos, ele pode, se for necessário. O atributo da autoexecutoriedade permite a Administração atuar sem prévia ordem judicial.

B) Errado. Nada em matéria de Direito é absoluto. Os atos administrativos são dotados dos atributos da veracidade e da legitimidade, havendo presunção absoluta relativa de que foram editados de acordo com a lei e com a verdade dos fatos.

C) Errado. O parecer administrativo é típico ato de conteúdo decisório opinativo.

D) Errado. Não se convalida vícios no objeto, finalidade e motivo (não se convalida O FIM). Convalida-se vícios na forma e na competência (FOCO na convalidação)

E) Correto. Se houve motivação, deve ela ter consonância com o ato administrativo.

11- FCC  2015 TRT 9R-PR TÉCNICO JUDICIÁRIO
O atributo do ato administrativo que permite que ele seja “posto em execução pela própria Administração pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário" (PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. 28. ed., São Paulo: Atlas, p. 243), é a:

a) imperatividade, porque cria obrigações e se impõe independentemente da concordância do destinatário do ato ou de terceiros.
b) autoexecutoriedade, que deve estar prevista em lei, como a autorização para apreensão de mercadorias e interdição de estabelecimentos.
c) autoexecutoriedade, sempre que a discricionariedade administrativa entender mais útil ou pertinente agir desde logo, sem aguardar a conclusão das diligências em curso.
d) imperatividade, que autoriza o emprego de meios próprios de execução dos próprios atos, indiretamente, como a imposição de multas, ou diretamente, com a demolição de construções.
e) exigibilidade, que trata apenas de meios diretos de coercibilidade, inclusive materiais, como interdição de estabelecimentos, apreensão de mercadorias e demolição de construções.

Comentário
A) Errado. A alternativa narra o conceito de imperatividade, que está correto. Contudo, o enunciado da questão não corresponde ao atributo da imperatividade.

B) Correto.

C) Errado. O atributo que corresponde ao enunciado é o da autoexecutoriedade. O erro da questão está na palavra ‘sempre’. As diligências servem para respeitar o curso legal dos procedimentos administrativos, aguardar suas conclusões é fundamental para dar causa ao ato. Sendo assim, não é ‘sempre’ que a Administração achar conveniente agir que ela vai agir, pois, mesmo atos discricionários devem respeitar os limites da lei, a fim de evitar arbitrariedades dos agentes públicos.

D) Errado. A imperatividade não corresponde ao atributo narrado no enunciado. Mesmo o sentido que a alternativa deu a imperatividade está errado, pois o narrado nela trata da autoexecutoriedade. A imperatividade é o atributo que cria obrigações ou impõe restrições ao administrado, exigindo-lhe sua exata observância.

E) Errado. A exigibilidade é um atributo levantado por Celso Antônio Bandeira de Mello. Na exigibilidade, o administrado tem por obrigação o cumprimento do ato imposto, sendo que a Administração não tem o poder de fazer, por ela própria, que o administrado cumpra o ato, recorre, assim, ao Judiciário. A multa, por exemplo, é exigida, mas não executável. Na exigibilidade, a Administração busca meios indiretos para fazer com que o que foi imposto seja cumprido.

12- QUADRIX 2015 CRESS-PR ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Assinale a alternativa correta em relação a Atos Administrativos.

a) O ato administrativo é gênero, do qual é espécie o ato jurídico.
b) Conforme a doutrina pátria, a expressão “ato administrativo” tem o mesmo significado que “ato da Administração”.
c) O ato administrativo vinculado é aquele em que a lei concede certa liberdade para a atuação da Administração, que pode atuar conforme critérios de oportunidade e conveniência.
d) O ato administrativo vinculado é aquele em que a atuação da administração está totalmente regulada em lei ou ato normativo.
e) A presunção de legalidade do ato administrativo não admite prova em contrário.

Comentário
A) Errado. O ato jurídico é gênero, do qual é espécie o ato administrativo.

B) Errado. O ato da administração é aquele praticado pelo Poder Executivo no exercício de suas funções administrativas. Ato administrativo pode ou não ser praticado pela Administração. Quando o Poder Legislativo e Judiciário desempenham funções atípicas de administração, praticam atos administrativos. Ou seja, nem todo ato administrativo é um ato da administração.  

C) Errado. O ato administrativo vinculado discricionário é aquele em que a lei concede certa liberdade para a atuação da Administração, que pode atuar conforme critérios de oportunidade e conveniência.

D) Correto.

E) Errado. A presunção de legalidade do ato administrativo, por ser relativa, não admite prova em contrário.

13- FCC 2015 TCE-AM AUDITOR
Não se questiona a necessidade de observância do devido processo legal pela Administração pública, assim como já estão constitucionalmente reconhecidos direitos e garantias aos administrados em processos administrativos. Esses direitos e garantias, no mais das vezes traduzidos por princípios que informam a Administração pública, permeiam todas as funções executivas e expressam-se, nos atos administrativos,

a) no atributo da finalidade, porque permite aferir a competência para a prática e, com isso, verificar a observância do princípio da legalidade, vedando favorecimentos indevidos, conforme dita o princípio da impessoalidade.
b) no elemento objeto, que é o que se pretende atingir com a edição do ato, imediata e mediatamente, propiciando o controle de desvio de poder, em observância ao princípio da moralidade.
c) no elemento sujeito, porque permite aferir a autoridade competente para a prática do ato, e, em observância ao princípio da impessoalidade, não admite convalidação.
d) na motivação, que exige a demonstração dos pressupostos de fato que ensejaram a prática do ato, em observância ao princípio da legalidade, e permite o exercício do direito de defesa pelo administrado.
e) no atributo da imperatividade, que admite a restrição de direitos individuais, para observância do princípio da eficiência, mas exige expressa previsão legal, como dita o princípio da legalidade.

Comentário
A) Errado. Finalidade não é atributo, mas requisito do ato (elemento). A narração da assertiva 'a' trata da competência (ou sujeito), e não da finalidade.
B) Errado. Trata-se da finalidade.
C) Errado. A competência admite convalidação.
D) Correto.
E) Errado. A imperatividade é um atributo que cria obrigações ou impõe restrições ao administrado, exigindo-lhe sua exata observância, contudo, nem todo ato imperativo é exigido expressa previsão legal. 

14- MPE-RS 2015 ENGENHEIRO CIVIL
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações sobre ato administrativo.

1- ( ) Na definição de ato administrativo, o que o diferencia dos atos jurídicos em geral é a finalidade pública.
2- ( ) O administrador público pode substituir a finalidade do ato administrativo indicada, explícita ou implicitamente, na norma desde que por outra finalidade pública.
3- ( ) Em se tratando de ato administrativo discricionário, o administrador público não está vinculado à finalidade indicada na norma.
4- ( ) O ato administrativo, em razão da presunção de veracidade, ainda que inválido, produz efeitos da mesma forma que o ato válido, enquanto não decretada a invalidade do ato pela própria Administração ou pelo Judiciário.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – F – V – F.
b) F – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) F – V – V – V.
e) V – V – F – F.

Comentário
1- Verdadeiro
2- Falso. A finalidade é vinculada à lei, se o administrador substitui a finalidade expressa na norma por outra, comete abuso de poder na modalidade desvio de poder/desvio de finalidade.
3- Falso. O ato, mesmo que discricionário, não lhe permite fugir dos limites legais. Contudo, a finalidade é elemento vinculado, e não discricionário. 
4- Verdadeiro

15- FUNDEP 2015 TCE-MG AUDITOR
Considere a proposição 1 e a razão 2 a seguir.

1. Admite-se que a autoexecutoriedade das pretensões contidas nos atos administrativos possa resultar implicitamente do ordenamento jurídico,

PORQUE

2. a Administração Pública, com fundamento no interesse público, necessita expedir decisões que estabelecem, de modo unilateral, obrigações para os administrados.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) A proposição e a razão são verdadeiras e a razão justifica a proposição
b) A proposição e a razão são verdadeiras, mas a razão não justifica a proposição.
c) A proposição é verdadeira, mas a razão é falsa.
d) A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira.
e) A proposição e a razão são falsas.

Comentário
A alternativa 1 está correta. A autoexecutoriedade está presente nos atos da Administração em que haja previsão legal e naqueles que, por situações de emergência, o ato exige execução. Em situações de emergência entende-se que a autorização para o ato esteja implícita no ordenamento jurídico, por exemplo.

A alternativa 2 trata do atributo da imperatividade, e está correto a assertiva. Contudo, a questão 2 não é razão que justifica a questão 1.








--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GABARITO
1certo 2errado 3certo 4a 5b 6e 7errado 8d 9c 10e 11b 12d 13d 14c 15b

REFERÊNCIAS
QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: < https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?assunto=15960&disciplina=2&modo=1&order=questao_aplicada_em+desc&page=1&per_page=5&product_id=1&url_solr=master&user_id=3219527> Acesso em: 04/09/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário