30 de dez. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSO - D. PENAL: USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA

Usurpação de Função Pública

1- MPE-SC 2016 PROMOTOR DE JUSTIÇA
O delito de usurpação de função pública admite uma forma qualificada, qual seja, se do fato o agente aufere vantagem, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos. O delito de resistência, estabelecido no art. 329 do Código Penal, admite uma forma qualificada, qual seja, se o ato, em razão da resistência, não se executa. 

 Certo Errado

Comentário
Certo
Usurpação de função pública
Art. 328 - Usurpar o exercício de função pública:
Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem:
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Resistência
Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:
Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

§ 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:
Pena - reclusão, de um a três anos.

§ 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2- VUNESP 2016 CÂM. MUNICIPAL DE POÁ-SP PROCURADOR
A fim de evitar o cumprimento de reintegração de posse, indivíduo lança pedras contra Oficial de Justiça que está dando cumprimento ao respectivo mandado judicial. Tal conduta configura o crime de

  a) desacato.
  b) resistência.
  c) desobediência.
  d) arremesso de projétil.
  e) usurpação de função pública.

Comentário
A violência empregada contra funcionário que é competente para a execução de ato legal, configura o crime de resistência. O Oficial estava em pleno exercício de sua função quando vítima da violência. O crime de resistência não se confunde com o crime de desacato em função do dolo do agente. O agente, no desacato, tem a intenção de humilhar, menosprezar, rebaixar, depreciar o funcionário, atitude esta que não possui a meta de obstruir as ações deste, mas apenas denegri-lo. No delito de resistência, o dolo do agente é ir contra a execução de ato legal praticado pelo funcionário a fim de impedir que o ato se concretize, e para tal se utiliza de violência ou ameaça. Caso o agente não se utilize de violência, mas também não obedece ao cumprimento de uma ordem legal do funcionário, trata-se de crime de desobediência.   

O delito de arremesso de projétil é arremessar projétil contra veículo, em movimento, destinado ao transporte público por terra, por água ou pelo ar (art. 264). 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3- FCC 2015 TRE-AP ANALISTA JUDICIÁRIO
Ricardo, profissional liberal, estranho ao quadro da Polícia Civil, agindo como se fosse policial civil, comparece em uma residência para cumprir um mandado de busca e apreensão e lá solicita e recebe do morador a quantia de R$ 1.000,00 para não prosseguir com a diligência. Ricardo praticou crime de

  a) corrupção ativa, punido com reclusão de 02 a 12 anos de reclusão, e multa. 
  b) tráfico de influência, punido com reclusão de 02 a 05 anos, e multa, sem qualquer majoração. 
  c) usurpação de função pública, punido com detenção de 03 meses a 02 anos e multa. 
  d) tráfico de influência, punido com reclusão de 02 a 05 anos, aumentada de 1/6, e multa. 
  e) usurpação de função pública, punido com reclusão de 02 a 05 anos e multa. 

Comentário
Letra 'e' correta. O crime cometido é usurpação de função pública na forma qualificada, pois auferiu vantagem. 

Se o agir do agente for inerente a certa função pública e pratica ato de ofício da função (no caso narrado estava em mãos de um mandado de busca e apreensão) o delito caracterizado é o de usurpação de função pública. Se o agente se utilizar do falso, fingindo ser funcionário (policial), mas não pratica ato de ofício policial, e induz a vítima a erro com o fim de obter vantagem indevida através de prejuízo alheio, o crime caracterizado é o de estelionato. Ou seja, no estelionato o agente utiliza-se do falso para obter vantagem indevida, mas não pratica qualquer ato de ofício. Na usurpação, o agente usa o falso e pratica ato de ofício para induzir a vítima a erro, e caso venha auferir vantagem o delito será qualificado, punido com reclusão de 02 a 05 anos e multa.

Usurpação de função pública
Art. 328 - Usurpar o exercício de função pública:
Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem:
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- VUNESP 2015 PC-CE DELEGADO DE POLÍCIA
O crime de usurpação de função pública é qualificado se

  a) do fato resulta prejuízo patrimonial para a Administração.
  b) do fato o agente aufere vantagem.
  c) ocorre em local ermo ou de difícil acesso ou durante repouso noturno.
  d) praticado mediante o uso de uniforme ou insígnias ou qualquer outro elemento distintivo da atividade usurpada.
  e) praticado em concurso de pessoas.

Comentário
Art. 328, Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5- VUENESP 2015 PREF. DE POÁ-SP PROCURADOR 
São crimes praticados por particular contra a administração em geral, de acordo com o Código Penal, Capítulo II, Título XI.

  a) Contrabando ou descaminho, advocacia administrativa e fraudes em certame de interesse público.
  b) Usurpação da função pública, resistência e inutilização de edital ou de sinal.
  c) Falsa identidade, condescendência criminosa, desacato.
  d) Exercício funcional ilegal antecipado ou prolongado, supressão de documento e desobediência.
  e) Advocacia administrativa, falsidade ideológica e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Comentário
Usurpação da função pública, resistência e inutilização de edital ou de sinal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6- FUNDEP 2014 PREF. DE N. S. DO SOCORRO PROCURADOR
Em relação aos crimes contra a administração pública praticados por particulares, assinale a alternativa CORRETA.

  a) O crime de desacato (Art. 331 do Código Penal) somente se tipifica quando o funcionário público é ofendido no exercício da função pública.
  b) O crime de usurpação da função pública (Art. 328 do Código Penal) exige que o agente sempre aufira alguma vantagem em razão do fato. 
  c) Segundo o entendimento doutrinário majoritário, num enfoque moderno, o crime de descaminho consiste na importação ou exportação de mercadoria proibida. Enquanto o crime de contrabando significa fraude no pagamento de tributos.
  d) O agente que, diante da atuação do funcionário público, empreende fuga, agarra-se a um obstáculo ou fica inerte no chão, para não ser preso ou removido de determinado local, comete o crime de desobediência (Art. 330 do Código Penal).
  e) Ainda que ilegal a ordem, o particular que utilizar de violência ou grave ameaça contra o funcionário público que a executa, cometerá o crime de resistência (Art. 329 do Código Penal).

Comentário
a) errado. Ainda que o funcionário não esteja no exercício de suas funções, o desacato está caracterizado se o agente dirige ofensa em razão da sua função, é o que declara o final do art. 331. 

Desacato
Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

b) errado. O crime se consuma no momento que o agente pratica algum ato de ofício daquela função que ele está usurpando. No caso de auferir vantagem, o delito se torna qualificado. 

c) errado. O crime de descaminho contrabando consiste na importação ou exportação de mercadoria proibida. Enquanto o crime de contrabando descaminho significa fraude no pagamento de tributos.

Descaminho
Art. 334.  Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria.
Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

§ 1o  Incorre na mesma pena quem: 

I - pratica navegação de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; 

II - pratica fato assimilado, em lei especial, a descaminho; 

III - vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introdução clandestina no território nacional ou de importação fraudulenta por parte de outrem;

IV - adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. 

§ 2o Equipara-se às atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residências. 

§ 3o A pena aplica-se em dobro se o crime de descaminho é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

Contrabando
Art. 334-A. Importar ou exportar mercadoria proibida:  (Incluído pela Lei nº 13.008, de 26.6.2014)
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 ( cinco) anos.

§ 1o Incorre na mesma pena quem: 

I - pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando; 

II - importa ou exporta clandestinamente mercadoria que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente; 

III - reinsere no território nacional mercadoria brasileira destinada à exportação; 

IV - vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria proibida pela lei brasileira; 

V - adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria proibida pela lei brasileira.  

§ 2º - Equipara-se às atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residências. 

§ 3o A pena aplica-se em dobro se o crime de contrabando é praticado em transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

d) correto. 

Desobediência
Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

e) errado. Se a ordem for ilegal, o agente que a resiste não comete o crime, pois a legalidade do ato é elemento do tipo penal. 

Resistência
Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:
Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

§ 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:
Pena - reclusão, de um a três anos.

§ 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- CESPE 2015 TJ-ES JUIZ DE DIREITO
Assinale a opção correta com referência aos crimes praticados contra a administração em geral. 

  a) No delito de resistência, se o ato legal do agente público não for executado em razão da ação criminosa, a pena cominada ao tipo penal será aumentada de um terço até metade.
  b) O delito de desacato pode ser praticado quando a ofensa é dirigida a funcionário público que não se encontre presente, desde que o desacato esteja relacionado às suas funções.
  c) Ao contrário do crime de corrupção passiva, o delito de tráfico de influência é material, ou seja, só se consuma com a obtenção efetiva da vantagem indevida.
  d) Comete o delito de usurpação de função pública o agente que se arrogue nessa função, independentemente de praticar atos de ofício como se legitimado fosse, com o ânimo de usurpar.
  e) O funcionário público pode cometer crime de desobediência, se destinatário de ordem judicial, e, considerando a inexistência de hierarquia, tem o dever de cumpri-la.

Comentário
a) errado. Art. 329, § 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa: Pena - reclusão, de um a três anos.

b) errado. É fundamental a presença física do funcionário para a configuração do desacato, que agente e vítima estejam frente a frente, que a vítima se encontre em uma distância que seja possível perceber aquilo que o agente transmite. 

c) errado. Tráfico de influência é crime formal, que se consuma independe de o agente obter vantagem indevida. 

d) errado. Indispensável que o agente, enquanto arrogando-se na função de funcionário público, exercite algum ato de ofício daquela função. 

e) correto. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

8- CESPE 2010 AGU ADMINISTRADOR
Um funcionário que ocupa cargo em comissão de uma prefeitura foi exonerado, de ofício, pelo prefeito, tendo sido formalmente cientificado do ato mediante comunicação oficial devidamente publicada no diário oficial. A despeito disso, o servidor continuou a praticar atos próprios da função pública, sem preencher condições legais para tanto. Nessa situação, configurou-se o delito de usurpação de função pública.

 Certo Errado

Comentário
Errado. Conduta que se amolda ao crime do art. 324. 

Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado
Art. 324 - Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso:
Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

Usurpação de função pública
Art. 328 - Usurpar o exercício de função pública:
Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Parágrafo único - Se do fato o agente aufere vantagem:
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- FCC 2015 PREF. DE SÃO LUÍS-MA AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO
Salvius é advogado e ficou sabendo que o Juiz de Direito de uma pequena Comarca do interior tinha sido promovido. Compareceu ao fórum e apresentou-se ao Escrivão e demais funcionários como sendo o Magistrado designado para assumir a Comarca. Despachou todo o expediente e, valendo-se de guia de levantamento por ele mesmo emitida, sacou R$ 20.000,00 da agência bancária do fórum e, em seguida, abandonou o local. Nesse caso, Salvius cometeu crime de 

  a) peculato mediante erro de outrem. 
  b) peculato.
  c) usurpação de função pública e de peculato. 
  d) exploração de prestígio. 
  e) usurpação de função pública qualificada.

Comentário
O agente usurpou a função pública, exerceu atos de ofício daquela função e auferiu vantagem, caracterizando, assim, o crime de usurpação de função pública qualificada. Letra 'e' correta.







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GABARITO
1certo 2b 3e 4b 5b 6d 7e 8errado 9e 

Referências
QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-penal/crimes-contra-a-administracao-publica/usurpacao-de-funcao-publica> Acesso em: 30/12/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário