12 de set. de 2016

D. Administrativo: Organização da Administração (Descentralização e Desconcentração)

ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO 

Entidades Políticas
São as pessoas políticas ou entes federados dotados de autonomia política (poder de auto-organização) que integram a Federação brasileira, sendo pessoas jurídicas de direito público interno com competência legislativa e administrativa. São entidades políticas a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. 

Entidades Administrativas
São pessoas jurídicas desprovidas de competência legislativa, apenas administrativa (capacidade de autoadministração). Compõem a administração indireta e não possuem autonomia política, mas limitam-se à competência de executar as leis lançadas pelas pessoas políticas. São entidades administrativas as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. 

"As entidades administrativas são criadas pelas pessoas políticas, quando estas entendem ser conveniente que determinada competência originalmente sua passe a ser exercida descentralizadamente. A pessoa política, então, edita uma lei, que diretamente cria, ou autoriza a criação da entidade administrativa, outorgando-lhe na lei as competências que entendeu por bem descentralizar" Alexandrino e Paulo (2012, p. 23). 

Centralização, Descentralização e Desconcentração
O Estado se organiza administrativamente atuando através de órgãos, agentes públicos (pessoas físicas) e pessoas jurídicas, e tal organização se estrutura por meio das situações de centralização, descentralização e desconcentração.  

Centralização
A execução das tarefas pelo Estado se dá de forma direta, por intermédio dos órgãos e agentes administrativos que compõem a administração direta. "Nesse caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política (União, Distrito Federal, estados ou municípios)" Alexandrino e Paulo (2012, p. 23).

Descentralização
Na descentralização, o Estado não exerce suas tarefas por meio de sua administração direta, mas sim por intermédio de outras pessoas jurídicas criadas por ele, ou seja, há a outorga ou a delegação de atividades a outras entidades. O Estado cria entidades administrativas e atua indiretamente por meio delas. As entidades desempenham, portanto, funções estatais. "A descentralização pressupõe duas pessoas distintas: o Estado (a União, o Distrito Federal, um estado ou um município) e a pessoa que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição" Alexandrino e Paulo (2012, p. 23). 

Na decentralização não existe relação de hierarquia, mas de vínculo entre as pessoas jurídicas. 

- Descentralização por outorga: o Estado cria entidades para prestação serviços públicos. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

- Descentralização por delegação: é a transferência da execução de um serviço público para um particular. Exemplo é a Coelba (Companhia Elétrica da Bahia). 

Desconcentração
"Ocorre a desconcentração administrativa quando uma pessoa política ou uma entidade da administração indireta distribui competências no âmbito de sua própria estrutura a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços. (...) Envolve, obrigatoriamente, uma só pessoa jurídica. (...) Impende frisar que a desconcentração, mera técnica administrativa de distribuição interna de atribuições, ocorre tanto no exercício de competências pela administração direta quanto pela indireta" Alexandrino e Paulo (2012, p. 26). 

Na desconcentração existe relação de hierarquia do ente criado com o ente que o criou. 

Exemplos são as Secretarias do Patrimônio da União espalhadas por todo o país; as secretarias de estado, as delegacias etc. A distribuição interna de funções dentro da ANATEL (autarquia), é um exemplo da técnica da desconcentração. 

Administração Direta
"É o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado (União, estados, Distrito Federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, de atividades administrativas" Alexandrino e Paulo (2012, p. 27).

Administração Indireta
"É o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à administração direta, têm a competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas" Alexandrino e Paulo (2012, p. 28).

Referências:

ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012. 

6 comentários:

  1. Luciano Sena14/09/2016, 06:31

    Valeu Roberto, seu blog tá muito bom.Quebrando um galhão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano!
      Abraço..

      Excluir
    2. Obrigado Roberto seu blog tem me ajudado muito meu irmão

      Excluir
    3. Por nada, grande alma! Obrigado a você!

      Excluir
  2. VALEU ROBERTO, DEUS TE ABENÇOE , QUE VOCÊ CONTINUE NOS AJUDANDO ATÉ O FINAL, GRANDE ABRAÇO!!

    ResponderExcluir