Recurso Extraordinário
1- FGV 2017 TRT-12ª REGIÃO (SC) TÉCNICO JUDICIÁRIO
Décio, inconformado com decisão proferida, em instância recursal,
pelo Tribunal Superior do Trabalho, a qual, no seu entender, além de injusta,
afrontava diretamente a ordem constitucional, solicitou ao seu advogado que
interpusesse o recurso cabível. O seu desejo era que a causa fosse examinada em
outra instância do Poder Judiciário.
O único recurso que poderia ajustar-se à narrativa acima, caso preenchidos os demais requisitos exigidos pela ordem jurídica, é:
a) recurso extraordinário endereçado ao Supremo Tribunal Federal;
b) recurso especial endereçado ao Superior Tribunal de Justiça;
c) recurso ordinário endereçado ao Supremo Tribunal Federal;
d) recurso de revista endereçado ao Superior Tribunal de Justiça;
e) reclamação constitucional endereçada ao Conselho Nacional de Justiça.
Comentário
a) correto.
CF- Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
CF- Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III
- julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em
única ou última instância, quando a decisão recorrida:
a)
contrariar dispositivo desta Constituição;
b) recurso especial só é cabível em sede de decisões dos TRF's
e TJ's.
CF- Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
III
- julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última
instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados,
do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida: (...)
c) recurso ordinário perante o STF é cabível em decisões em
sede de HC, HD, MS e MI quando denegatórias as decisões. Como o enunciado trata
de decisão que afrontou dispositivo constitucional, o recurso cabível é o
extraordinário.
CF- Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
II
- julgar, em recurso ordinário:
a)
o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção
decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a
decisão;
b)
o crime político;
d) CLT- Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: (...).
e) a reclamação deve ser ajuizada perante o STF, e não ao CNJ.
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2- VUNESP 2015 PREF. DE SÃO PAULO-SP AUDITOR MUNICIPAL
Segundo o disposto na Constituição Federal, cabe ao Supremo
Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas
em única ou última instância, quando a decisão recorrida
a) der à lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.
b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal.
c) declarar a inconstitucionalidade de tratado, de lei federal ou lei estadual.
d) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.
e) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituição
Federal.
Comentário
a) STJ
b) STJ
c) declarar a inconstitucionalidade de tratado, de lei federal
d) STJ
e) correto.
CF- Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:
a) contrariar dispositivo desta Constituição;
b)
declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;
c)
julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta
Constituição.
d)
julgar válida lei local contestada em face de lei federal.
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3- MPT 2015 PROCURADOR DO TRABALHO
A respeito do controle de constitucionalidade disciplinado na
Constituição da República, é INCORRETO concluir o seguinte:
a) Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
b) As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo STF, nas ações diretas de
inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade
produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente ao Poder
Legislativo e aos demais órgãos do Poder Judiciário.
c) É função institucional do Ministério Público promover a ação de
inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos
Estados, nos casos previstos na Constituição da República.
d) Compete ao STF julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas
em única ou última instância, quando a decisão recorrida julgar válida lei
local contestada em face de lei federal.
e) Não respondida.
Comentário
b) incorreto. CF- Art. 102, § 2º As decisões definitivas
de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de
inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade
produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais
órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas
esferas federal, estadual e municipal.
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4- VUNESP 2014 TJ-SP JUIZ
Assinale, dentre as opções seguintes, aquela que contém modelo de
decisão impugnável por recurso extraordinário, segundo a Constituição Federal.
a) Decisão colegiada do Tribunal de Justiça que julgar válida lei local contestada
em face de lei federal.
b) Decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça que julgar improcedente
mandado de segurança de sua competência originária.
c) Decisão colegiada do Tribunal de Justiça que contrariar Tratado, ainda que
este não verse sobre direitos humanos e não tenha sido aprovado, em cada casa
do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos
respectivos membros.
d) Decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça que inadmitir mandado de
segurança de sua competência originária.
Comentário
a) correto.
b) recurso ordinário ao STF.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
II
- julgar, em recurso ordinário:
a)
o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado
de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se
denegatória a decisão;
b)
o crime político;
c) recurso especial ao STJ.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
III
- julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou
última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos
Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida:
a) contrariar
tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência;
b)
julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal;
c)
der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro
tribunal.
d) recurso ordinário STF.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
II
- julgar, em recurso ordinário:
a)
o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado
de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se
denegatória a decisão;
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5- CESPE 2014 CÂM. DOS DEPUTADOS
No que se refere ao controle de constitucionalidade das normas,
julgue os próximos itens, com base na jurisprudência do STF.
Em se tratando de julgamento de recurso extraordinário, a declaração, por turma do STF, da inconstitucionalidade incidental de determinada norma não constitui ofensa à clausula de reserva de plenário desde que a norma já tenha sido declarada inconstitucional pelo plenário da Corte Suprema.
Certo Errado
Comentário
Certo.
STF: 4. O STF exerce, por excelência, o controle difuso de constitucionalidade
quando do julgamento do recurso extraordinário, tendo os seus colegiados
fracionários competência regimental para fazê-lo sem ofensa ao art. 97 da
Constituição Federal (RE 361829).
Sobre a cláusula de reserva de plenário, tem-se por Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Constitucional Descomplicado. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012: 801):
"a) a exigência da reserva de plenário somente é aplicável à apreciação da primeira controvérsia envolvendo a inconstitucionalidade de determinada lei;
b) a partir do momento em que já houver decisão do plenário ou do órgão especial do respectivo tribunal, ou do plenário do Supremo Tribunal Federal, não mais há que se falar em cláusula de reserva de plenário, passando os órgãos fracionários a dispor de competência para proclamar, eles próprios, a inconstitucionalidade da lei, observado o precedente: fixado por um daqueles órgãos (plenário ou órgão especial do próprio tribunal ou plenário do STF);
c) se houver divergência entre a decisão do órgão do tribunal (plenário ou órgão especial) e a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, deverão os órgãos fracionários dar aplicação, nos casos futuros submetidos a sua apreciação, à decisão do Supremo Tribunal Federal".
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6- FCC 2013 TRT - 18ª REGIÃO (GO) ANALISTA JUDICIÁRIO
Considere a seguinte Ementa extraída do julgamento do Recurso
Extraordinário 56158-MG, pelo Supremo Tribunal Federal: TAXA - SERVIÇO DE
EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS - COMPATIBILIDADE CONSTITUCIONAL - ELUCIDAÇÃO - RECURSO
EXTRAORDINÁRIO - REPERCUSSÃO GERAL ADMITIDA. Surge com envergadura maior
definir-se a constitucionalidade, ou não, de taxa cobrada pela utilização
potencial do serviço de extinção de incêndios.
Neste caso, o Supremo Tribunal Federal analisou
a) a admissibilidade e o mérito do recurso extraordinário interposto, por voto
de no mínimo seis de seus membros.
b) o mérito do recurso extraordinário interposto.
c) apenas a admissibilidade do recurso extraordinário interposto, reconhecendo
a repercussão geral da questão suscitada, que exige, nos termos da Constituição
Federal, voto de no mínimo dois terços de seus membros.
d) apenas a admissibilidade do recurso extraordinário interposto, reconhecendo
a repercussão geral da questão suscitada, admissibilidade esta que somente
poderia ser recusada por voto de dois terços de seus membros.
e) apenas a admissibilidade do recurso extraordinário interposto, reconhecendo
a repercussão geral da questão suscitada, admissibilidade esta que somente
poderia ser recusada por voto de no mínimo cinco de seus membros.
Comentário
Letra
'd' correta.
CF-
Art. 102, § 3º No recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a
repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos
da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo
recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros.
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7- MPT 2013 PROCURADOR DO TRABALHO
Analise os seguintes enunciados, de acordo com o texto
constitucional sobre controle de constitucionalidade, e assinale a alternativa
INCORRETA:
a) Não há na Constituição da República disciplina expressa sobre a modulação
temporal dos efeitos das decisões proferidas nas ações diretas de
inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade.
b) As ações diretas de inconstitucionalidade e as ações declaratórias de
constitucionalidade podem ser propostas pelos mesmos legitimados.
c) Uma vez admitida a repercussão geral das questões constitucionais suscitadas
no recurso extraordinário, a decisão que nele vier a ser proferida produzirá
eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do
Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas
federal, estadual e municipal.
d) Qualquer uma das assembleias legislativas estaduais, através da sua mesa,
pode provocar a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante do STF.
e) não respondida.
Comentário
c) incorreta. Em controle difuso, a decisão que o STF proferir
em sede de Recurso Extraordinário, apenas terá eficácia erga omnes e
efeito vinculante a partir do momento que o Senado Federal suspender a lei
declarada inconstitucional pelo Supremo.
Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
X
- suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional
por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
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8- TRF-4ª REGIÃO 2012 JUIZ FEDERAL
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
I. Podem propor Ação Direta de Inconstitucionalidade a Mesa da
Assembleia Legislativa ou a Mesa da Câmara Legislativa do Distrito
Federal.
II. A decisão do Tribunal de Justiça local em controle abstrato de
lei municipal em face da Constituição Estadual não enseja a interposição de
recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal, intérprete máximo da
Constituição Federal. Contudo, excepcionalmente, se o parâmetro da Constituição
Estadual for uma norma constitucional de observância obrigatória pelos
Estados-membros, o Supremo Tribunal Federal poderá ser instado a pronunciar-se,
em sede de recurso extraordinário, sobre a interpretação da lei questionada
perante a Constituição Federal.
III. Todos os partidos políticos têm legitimidade para a
propositura de Ação Direta de Inconstitucionalidade.
IV. Conquanto a estrita observância do postulado da reserva de
plenário atue como pressuposto de validade e eficácia jurídica da declaração
jurisdicional de inconstitucionalidade, a exigência constitucional não se impõe
nas hipóteses em que a decisão é proferida por Turma Recursal de Juizados Especiais
Federais.
V. Não será admitida arguição de descumprimento de preceito
fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a
lesividade.
a) Estão corretas apenas as assertivas I e II.
b) Estão corretas apenas as assertivas III e IV.
c) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
d) Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV e V.
e) Estão corretas apenas as assertivas I, II, III e V.
Comentário
III- incorreta. O partido político precisa ter representação no
Congresso Nacional.
Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: VIII - partido político com representação no Congresso Nacional;
Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: VIII - partido político com representação no Congresso Nacional;
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9- TJ-DFT 2012 JUIZ
Responda a questão considerando as assertivas abaixo:
I – O legislador constituinte originário atribuiu ao Supremo
Tribunal Federal competência para julgar recursos extraordinários, mas com o
objetivo de evitar a análise pela Excelsa Corte de questões de pouca relevância
e que não ultrapassem os limites subjetivos da causa, instituiu um filtro
recursal que impõe ao recorrente extraordinário o ônus de demonstrar a
repercussão geral da questão constitucional discutida no caso, a fim de que o
tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela
manifestação de 2/3 dos seus membros.
II – A constituição em vigor permite que o Supremo Tribunal
Federal, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, edite enunciado
de súmula, que a partir de sua publicação terá efeito vinculante em relação a
todos os órgãos do Poder Judiciário e à Administração Direta e Indireta, nas
esferas federal, estadual e municipal.
III – Segundo o Supremo Tribunal Federal, os Tratados e as
Convenções Internacionais sobre direitos humanos, ainda que não aprovados com
os requisitos relativos às emendas constitucionais possuem status de
“supralegalidade” podendo revogar leis anteriores.
a) se somente a assertiva I for correta
b) se somente a assertiva II for correta
c) se somente a assertiva III for correta
d) se nenhuma das assertivas for correta
Comentário
I- errado. Não foi o Poder Constituinte Originário que trouxe a
questão da repercussão geral. Esta surgiu com o Poder Derivado Reformador, a
partir da EC 45/2004.
Art.
102, § 3º No recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a
repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos
da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo
recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros. (Incluída pela
Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II- errado. O erro da assertiva está em dizer que vincula todos
os órgãos do Poder Judiciário, sendo que o STF não é atingido pelo efeito
vinculante.
Art.
103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante
decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria
constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa
oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos
do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas
esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou
cancelamento, na forma estabelecida em lei.
III- errado. Não revoga, torna inaplicável.
STF: (...) O status normativo supralegal dos tratados
internacionais de direitos humanos subscritos pelo Brasil, torna
inaplicável a legislação infraconstitucional com ele conflitante, seja
ela anterior ou posterior ao ato de ratificação (HC 96640 SP).
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10- FCC 2012 MPE-AL PROMOTOR DE JUSTIÇA
Determinado Estado-Membro da Federação Brasileira possui uma lei
de organização de seus servidores públicos, em vigor desde 1986, com três
dispositivos frontalmente
contrários à atual ordem constitucional. Referidos dispositivos
legais poderão ter sua compatibilidade com a Constituição Federal judicialmente
questionada por meio de
a) ação direta de inconstitucionalidade, de competência do Supremo Tribunal
Federal.
b) arguição de descumprimento de preceito fundamental, de competência do
Tribunal de Justiça do respectivo Estado-Membro.
c) recurso extraordinário, de competência do Supremo Tribunal Federal.
d) ação direta de inconstitucionalidade por omissão, de competência do Tribunal
de Justiça do respectivo Estado-Membro.
e) ação direta interventiva, de competência do Superior Tribunal de Justiça.
Comentário
a) ADI não é cabível em leis anteriores a CF/88.
b) ADPF é de competência do STF.
c) correto.
c) correto.
Art.
102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da
Constituição, cabendo-lhe:
III
- julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última
instância, quando a decisão recorrida:
c)
julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta
Constituição.
d) ADO é de competência do STF, não sendo cabível em leis
anteriores a CF/88
e) ação direta não é cabível em leis anteriores a CF/88.
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11- VUNESP 2012 TJ-RJ JUIZ
Considerando o sistema de controle de constitucionalidade
brasileiro, é correto afirmar que
a) embora exista a possibilidade de modulação dos efeitos da decisão do STF em
controle abstrato de inconstitucionalidade, não se admite a declaração de
inconstitucionalidade pro futuro.
b) o STF entende que a declaração de inconstitucionalidade impede o legislador
de promulgar lei de conteúdo idêntico ao do texto anteriormente julgado e tido
como inconstitucional.
c) no recurso extraordinário, a decisão que entende não haver repercussão geral
é irrecorrível, valendo para todos os recursos que versem sobre questão
idêntica, salvo revisão de tese.
d) a arguição de descumprimento de preceito fundamental admite a concessão de
liminar em medida cautelar, mas exige a audiência obrigatória da autoridade
responsável pela edição do ato antes da eventual concessão da liminar.
Comentário
a) Lei 9.868/99- Art. 27. Ao declarar a inconstitucionalidade
de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de
excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, por maioria de
dois terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou
decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou
de outro momento que venha a ser fixado.
b) a declaração de inconstitucionalidade não vincula o Poder Legislativo.
b) a declaração de inconstitucionalidade não vincula o Poder Legislativo.
c) correto.
CPC-
Art. 1.035. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não
conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele
versada não tiver repercussão geral, nos termos deste artigo.
§
8º Negada a repercussão geral, o presidente ou o vice-presidente do tribunal de
origem negará seguimento aos recursos extraordinários sobrestados na origem que
versem sobre matéria idêntica.
d) Lei 9.882/99- Art. 5º, § 2º O relator poderá ouvir os
órgãos ou autoridades responsáveis pelo ato questionado, bem como o
Advogado-Geral da União ou o Procurador-Geral da República, no prazo comum de
cinco dias.
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GABARITO
1a
2e 3b 4a 5certo 6d 7c 8d 9d 10c 11c
Referências
QCONCURSOS. Questões
de Concurso. Disponível em:
<https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-constitucional/controle-de-constitucionalidade/recurso-extraordinario>
Acesso em: 06/11/2017.
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