24 de mar. de 2018

Processo Civil: Recurso Adesivo

Recurso Adesivo

Art. 997.  Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.


§ 1º Sendo vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir o outro.

§ 2º O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa, observado, ainda, o seguinte:

I - será dirigido ao órgão perante o qual o recurso independente fora interposto, no prazo de que a parte dispõe para responder;

II - será admissível na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial;


III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal ou se for ele considerado inadmissível.

Recurso Adesivo é o recurso subordinado, interposto no prazo das contrarrazões de recurso apresentado pela parte contrária (recurso independente). Condiciona-se ao conhecimento do recurso independente e ao preenchimento de seus próprios pressupostos de admissibilidade para que seja decidido no mérito. Ainda que conhecido e julgado em seu mérito o recurso principal, o adesivo pode não ser conhecido. 

A desistência do recorrente principal torna prejudicado o recurso adesivo, de forma que não haverá sua análise pelo tribunal, exceto se a desistência for fruto de má-fé. 

Cabe na apelação, REsp. e RE.

Os pressupostos processuais genéricos e específicos são os mesmos nas duas formas de interposição (tanto do adesivo quanto do independente): se o recurso principal exige preparo, também se exigirá do adesivo; se exige prequestionamento, assim também se exigirá do adesivo etc. 

Momento de Interposição

A parte, no momento que é intimada para contrarrazoar o recurso principal interposto pela outra parte, poderá, além de responder, ingressar com o recurso adesivo, desde que haja interesse recursal. É admissível a apresentação de contrarrazões e de recurso adesivo em momentos distintos, desde que apresentados dentro do prazo de 15 dias. 





Referências
NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Novo código de processo civil comentado. 1. ed. Salvador: JusPodivm, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário