1- BANPARÁ 2017 ADVOGADO
No
que tange aos tributos em espécie, assinale a alternativa CORRETA:
a) O imposto sobre a transmissão causa mortis e doação compete ao Estado onde o “de cujos” tiver fixado seu último domicílio.
b) Em
nenhum caso admite-se que as alíquotas internas do ICMS, nas
operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações
de serviços, possam ser inferiores às previstas para as operações
interestaduais.
c) O
imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana poderá ter
alíquotas diferentes de acordo com a localização do bem, a
quantidade de imóveis de propriedade de um mesmo contribuinte, o
pagamento regular do imposto e o uso do imóvel.
d) Pertencem
aos Estados o produto da arrecadação do imposto sobre renda e
proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos
pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas
fundações que instituírem e mantiverem.
Comentário
a) CF- Art.
155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos
sobre:
I
- transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou
direitos;
§
1º O imposto previsto no inciso I:
I
- relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, compete ao
Estado da situação do bem, ou ao Distrito Federal.
b) CF- Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
II
- operações relativas à circulação de mercadorias e sobre
prestações de serviços de transporte interestadual e
intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as
prestações se iniciem no exterior;
§
2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte:
VI
- salvo deliberação em contrário dos Estados e do Distrito
Federal, nos termos do disposto no inciso XII, "g", as
alíquotas internas, nas operações relativas à circulação de
mercadorias e nas prestações de serviços, não poderão ser
inferiores às previstas para as operações interestaduais;
c) Art. 156, § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
SÚMULA 589 STF: É inconstitucional a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte.
d) correto. Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:
I
- o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e
proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos
pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas
fundações que instituírem e mantiverem;
-----------------------
2-
VUNESP 2017 TJ-SP JUIZ
Considerando
o disposto no artigo 156, parágrafo 1° , inciso I, da Constituição
Federal, pode-se afirmar que foi instituída a denominada
a) progressividade fiscal genérica.
b)
progressividade extrafiscal genérica.
c)
progressividade fiscal específica do IPTU.
d)
progressividade extrafiscal específica do IPTU.
Comentário
Letra
'c' correta.
Art.
156, § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se
refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I
poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
-----------------------
3-
FAUEL 2017 PREF. SÃO JOSÉ-PR ADVOGADO
Sobre
o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), é CORRETO afirmar
que:
a) é lícito ao Município atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
b) é
firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido da
constitucionalidade da progressividade do IPTU em razão do valor do
imóvel, ainda que referida progressividade tenha sido estabelecida
antes da Emenda Constitucional 29/2000.
c) é
constitucional a fixação de adicional progressivo do imposto
predial e territorial em função do número de imóveis do
contribuinte.
d) é
constitucional a lei do Município que reduz o imposto predial urbano
sobre imóvel ocupado pela residência do proprietário, que não
possua outro.
e) o
IPTU pode ser progressivo em razão dos critérios tempo e valor, mas
não em razão dos critérios localização ou uso do imóvel.
Comentário
a) SÚMULA
160 STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante
decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção
monetária.
b) SÚMULA 668 STF: É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
c) SÚMULA 589 STF: É inconstitucional a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte.
d) correto. SÚMULA 539 STF: É constitucional a lei do Município que reduz o impôsto predial urbano sôbre imóvel ocupado pela residência do proprietário, que não possua outro.
e) Art. 156, § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
-----------------------
4-
CESPE 2017 PREF. DE BH-MG PROCURADOR
No
que se refere às normas constitucionais aplicáveis aos tributos de
competência municipal, assinale a opção correta.
a) É possível a instituição de ISSQN sobre a prestação de serviços de transporte intermunicipal, desde que observada a alíquota máxima relativa a operações intermunicipais prevista em lei complementar.
b) No
caso de subutilização do solo urbano, poderá o poder público
municipal, mediante lei específica para a área incluída no plano
diretor, exigir a incidência de IPTU progressivo no tempo.
c) Lei
editada após a Emenda Constitucional n.º 29/2000 deverá ser
declarada inconstitucional caso institua cobrança de IPTU com
alíquotas diferentes em razão da localização do imóvel.
d) A
cobrança do imposto municipal devido por transmissão de bens
imóveis por ato inter
vivos,
a título oneroso, compete ao município do domicílio tributário do
alienante.
Comentário
a) incide
o ICMS.
Art.
155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos
sobre:
II
- operações relativas à circulação de mercadorias e sobre
prestações de serviços de transporte interestadual e
intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as
prestações se iniciem no exterior;
LC 116/2203: (lista de serviços)
16
– Serviços de transporte de natureza municipal.
b) correto. CF- Art. 182, § 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:
I
- parcelamento ou edificação compulsórios;
II
- imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana
progressivo no tempo;
III
- desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública
de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de
resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas,
assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
c) SÚMULA 668 STF: É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
d) CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
§
2º O imposto previsto no inciso II:
II
- compete ao Município da situação do bem.
-----------------------
5-
CONSULPLAN 2017 TJ-MG TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS E REGITROS
À
luz do entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale
a alternativa INCORRETA:
a) É ilegítima a incidência da contribuição previdenciária sobre o 13º salário.
b) O
serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante
taxa.
c) Viola
a garantia constitucional de acesso à jurisdição a taxa judiciária
calculada sem limite sobre o valor da causa.
d) Ainda
quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel
pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI,
“c”, da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis
seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram
constituídas.
Comentário
a) gabarito. SÚMULA
688 STF: É legítima a incidência da contribuição
previdenciária sobre o 13º salário.
b) SÚMULA VINCULANTE 41: O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
c) SÚMULA 667 STF: Viola a garantia constitucional de acesso à jurisdição a taxa judiciária calculada sem limite sobre o valor da causa.
d) SÚMULA VINCULANTE 52 STF: Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, “c”, da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas.
-----------------------
6-
FUNDEP 2016 IFN-MG TÉCNICO EM CONTABILIDADE
Considerando
os preceitos da Constituição Federal de 1988, analise as
afirmativas a seguir sobre os tributos de competência dos
municípios.
I. Os municípios podem cobrar imposto sobre a liquidação de bens móveis ou imóveis, ou de direitos sobre esses bens, de pessoas jurídicas que forem extintas, independentemente das atividades comerciais ou industriais por elas desenvolvidas.
II. Os municípios têm competência para instituir impostos sobre a transmissão “intervivos”, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.
III. O imposto sobre propriedade predial e territorial urbana pode ser progressivo em razão do valor do imóvel, pode ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel e pode, ainda, ser progressivo no tempo se o imóvel edificado ou não for subutilizado ou não utilizado.
IV. Os municípios não podem cobrar imposto sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de incorporação de pessoa jurídica, salvo se a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil.
A partir dessa análise, conclui-se que estão corretas as afirmativas:
a)
I e II, apenas.
b)
IIII e IV, apenas.
c)
II e IV, apenas.
d)
I e III, apenas.
Comentário
I- errado.
CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
§
2º O imposto previsto no inciso II:
I
- não incide sobre a transmissão
de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica
em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou
direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou
extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a
atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses
bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento
mercantil;
II- certo.
CF-
Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
III- errado. O imposto sobre propriedade predial e territorial urbana pode ser progressivo em razão do valor do imóvel, pode ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel (correto. Art. 156, §2º, I CF) e pode, ainda, ser progressivo no tempo se o imóvel edificado ou não for subutilizado ou não utilizado (errado. Art. 182, §4º).
CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I
- propriedade predial e territorial urbana;
§
1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art.
182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
CF- Art. 182, § 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:
I
- parcelamento ou edificação compulsórios;
II
- imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana
progressivo no tempo;
III
- desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública
de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de
resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas,
assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
IV- certo.
CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
§
2º O imposto previsto no inciso II:
I
- não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados
ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem
sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão,
incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se,
nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e
venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou
arrendamento mercantil;
-----------------------
7-
FCC 2016 PREF. DE TERESINA-PI AUDITOR FISCAL
Relativamente
aos impostos de competência municipal, a Constituição Federal
a) estabelece que o IPTU, imposto sujeito à progressividade, incide sobre a propriedade de bens imóveis localizados nas zonas urbana e rural do ente municipal tributante.
b) e
a Lei Complementar no 116/03, interpretadas de modo conjunto,
estabelecem que, na organização de festas e recepções do tipo
buffet, o ISS incide tanto sobre a parte referente à prestação de
serviços, como sobre o fornecimento de alimentação e bebidas,
desde que, mediante a elaboração de um único contrato comercial, o
mesmo contribuinte seja o prestador do serviço e o fornecedor da
alimentação e das bebidas.
c)
estabelece que o ITBI terá suas alíquotas máximas e mínimas
fixadas em lei complementar.
d) e
a Lei Complementar no 116/03, interpretadas de modo conjunto,
estabelecem que o ISS incide somente sobre a prestação de serviços,
na hipótese de o tomador do serviço (cliente) contratar a empresa A
para organizar a festa, e contratar a empresa B para fornecer
alimentação e bebidas, ainda que ambas sejam empresas
interdependentes.
e) estabelece
que o ITBI incide sobre a transmissão de bens e direitos, a título
oneroso, inclusive sobre a transmissão de direitos reais, como os
direitos pignoratícios.
Comentário
a) CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I
- propriedade predial e territorial urbana;
b) LC 116/2003: 17.11 – Organização de festas e recepções; bufê (exceto o fornecimento de alimentação e bebidas, que fica sujeito ao ICMS).
c) A CF não possui essa previsão.
d) certo. LC 116/2003: 17.11 – Organização de festas e recepções; bufê (exceto o fornecimento de alimentação e bebidas, que fica sujeito ao ICMS).
e) CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
-----------------------
8-
SERCTAM 2016 PREF. DE QUIXADÁ-CE ASSISTENTE JURÍDICO
Segundo
o entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça, marque a
opção correta:
a) O ISS incide sobre o valor dos serviços de assistência médica, incluindo-se neles as refeições, os medicamentos e as diárias hospitalares.
b)
Não se sujeita à incidência do ISS o fornecimento de concreto, por
empreitada, para construção civil, preparado no trajeto até a obra
em betoneiras acopladas a caminhões.
c)
Não é defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em
percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
d)
A prestação de serviço de composição gráfica, personalizada e
sob encomenda, que envolva fornecimento de mercadorias, não está
sujeita, apenas, ao ISS.
e)
O ISS não incide na operação de arrendamento mercantil de coisas
móveis.
Comentário
a) correto.
SÚMULA 274 STJ: O ISS incide sobre o valor dos serviços de
assistência médica, incluindo-se neles as refeições, os
medicamentos e as diárias hospitalares.
b) SÚMULA 167 STJ: O fornecimento de concreto, por empreitada, para construção civil, preparado no trajeto até a obra em betoneiras acopladas a caminhões, é prestação de serviço, sujeitando-se apenas à incidência do ISS.
c) SÚMULA 160 STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
d) SÚMULA 156 STJ: A prestação de serviço, de composição gráfica, personalizada e sob encomenda, ainda que envolva fornecimento de mercadorias, está sujeita, apenas, ao ISS.
e) SÚMULA 138 STJ: O ISS incide na operação de arrendamento mercantil de coisas móveis.
-----------------------
9- SERCTAM
2016 PREF. DE QUIXADÁ-CE ASSISTENTE JURÍDICO
Segundo
o entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal e do Superior
Tribunal de Justiça, marque a opção correta:
a) ainda quando alugado a terceiros, é imune ao IPTU o imóvel pertencente aos partidos políticos, inclusive suas fundações, entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos.
b) é
inconstitucional a incidência do imposto sobre serviços de qualquer
natureza – ISS sobre operações de locação de bens móveis.
c) não
é inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para
o imposto de transmissão inter-vivos de bens imóveis - ITBI com
base no valor venal do imóvel.
d) o
imposto sobre serviços incide sobre os depósitos, as comissões e
taxas de desconto, cobrados pelos estabelecimentos bancários.
e) o
contribuinte do IPTU não é notificado do lançamento pelo simples
envio do carnê ao seu endereço.
Comentário
a) SÚMULA
724 STF: Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao
IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo
art. 150, VI, c, da Constituição, desde que o valor dos
aluguéis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades.
b) certo. SÚMULA VINCULANTE 31: É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS sobre operações de locação de bens móveis.
c) SÚMULA 656 STF: É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis - ITBI com base no valor venal do imóvel.
d) SÚMULA 588 STF: O imposto sobre serviços não incide sobre os depósitos, as comissões e taxas de desconto, cobrados pelos estabelecimentos bancários.
e) SÚMULA 397 STJ: O contribuinte do IPTU é notificado do lançamento pelo envio do carnê ao seu endereço.
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10-
UFMT 2016 DPE-MT DEFENSOR PÚBLICO
No
tocante à aplicação da progressividade no tempo ao imposto sobre a
propriedade territorial urbana (IPTU), é correto afirmar:
a) A progressividade urbanística do IPTU é compreendida como modalidade de tributação excessiva com efeito semelhante ao confiscatório, uma vez que sua finalidade precípua é retirar a propriedade imobiliária do particular para transferi-la ao Poder Público Municipal.
b) É
medida com função nitidamente fiscal, pois visa aumentar a
arrecadação do Município mediante aumento progressivo das
alíquotas do IPTU.
c) A
instituição da progressividade no tempo confere ao IPTU uma função
extrafiscal para obtenção de certas metas que prevalecem sobre os
fins meramente arrecadatórios de recursos monetários.
d) A
cobrança progressiva no tempo do IPTU está relacionada com a função
social da propriedade, razão pela qual atinge os proprietários de
imóveis com menos tempo de utilização.
e) A
progressividade urbanística do IPTU pode ser afastada quando o uso
inadequado do imóvel for justificado pela falta de recursos
financeiros de seu proprietário.
Comentário
Letra
'c' correta.
A
progressividade de alíquotas possui função fiscal (valor do
imóvel).
A
progressividade no tempo possui função extrafiscal (função
social).
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11- CONSULPLAN
2016TJ-MG TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS E REGITROS
Considerando
disposições do Código Tributário Nacional, NÃO é correto
afirmar:
a) A modificação da base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano, tornando-o mais oneroso depende de lei.
b)
A atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo
não constitui majoração do tributo.
c)
Município pode atualizar o Imposto Predial e Territorial Urbano,
mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de
correção monetária.
d)
Depende de lei a previsão de hipóteses de suspensão do crédito
tributário.
Comentário
Letra
'c' gabarito.
SÚMULA
160 STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante
decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção
monetária.
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12-
CONSULTEC 2016 PREF. DE ILHÉUS-BA AUDITOR FISCAL
O
Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana — IPTU —
tem como fato gerador
a) a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil.
b)
a posse, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, por natureza ou
por acessão física, como definido na lei de Diretrizes
Orçamentárias.
c)
a posse ou propriedade de bem imóvel.
d)
a manutenção de terrenos e imóveis efetivamente habitados.
e)
os terrenos onde se encontram o Município de Ilhéus.
Comentário
Letra
'a' correta.
CTN- Art.
32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade
predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o
domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão
física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do
Município.
-----------------------
13-
BIO-RIO 2016 PREF. DE BARRA MANSA-RJ ADVOGADO
A
competência tributária é a aptidão constitucionalmente atribuída
ao ente político para que este, com base na lei, crie o referido
tributo. De acordo com a competência tributária municipal, é
CORRETO afirmar:
a) O ITBI é um imposto municipal, que não incidirá sobre a propriedade adquirida por usucapião, já que somente os modos derivados de aquisição de propriedade têm interesse para o Fisco, quanto à tributação.
b) Supondo
que João, domiciliado na cidade X, realize a venda de um imóvel
situado na cidade do Rio de Janeiro para José, que é domiciliado na
cidade Y. Nesse caso, o ITBI será devido ao município onde o
contrato de compra e venda tiver sido assinado.
c) O
IPTU também é um imposto de competência municipal, que possui como
sujeito passivo apenas o proprietário do imóvel urbano. De acordo
com a Constituição Federal, o IPTU e o ITBI são os impostos
municipais que podem ser progressivos no tempo.
d) O
prefeito do Município W pode atualizar o IPTU, mediante decreto, em
percentual superior ao índice oficial de correção monetária,
desde que respeite o princípio da anterioridade tributária.
Comentário
a) correto. TJ-RJ: 2.
A aquisição por usucapião se dá de forma originária, sendo tal
pedido incompatível com a exigência de pagamento de imposto
incidente sobre a transmissão da propriedade. (AI
00289822920178190000 RIO DE JANEIRO CAPITAL 19 VARA CÍVEL).
b) CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão
de direitos a sua aquisição;
§
2º O imposto previsto no inciso II:
II
- compete ao Município da situação do bem.
c) CTN- Art.
34. Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular
do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
SÚMULA 656 STF: É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis - ITBI com base no valor venal do imóvel.
d) SÚMULA 160 STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.
-----------------------
14-
UECE-CEV 2016 PREF. DE AMONTADA-CE AUDITOR FISCAL
Considera-se
Zona Urbana, para efeito de incidência do Imposto sobre a
Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU –, as áreas onde
existem pelo menos 2 (dois) melhoramentos construídos ou mantidos
pelo Poder Público. Assinale a opção em que todos esses
melhoramentos estão elencados corretamente.
a) Meio-fio ou calçamento de pedra tosca ou paralelepípedo, com ou sem canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgoto sanitário; rede de iluminação pública, com o seu posteamento para distribuição domiciliar e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.
b) Meio-fio
ou calçamento com canalização de águas pluviais; abastecimento de
água; sistema de esgoto sanitário; rede de iluminação pública,
com o seu posteamento para distribuição domiciliar e escola
primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 2 (dois)
quilômetros do imóvel considerado.
c) Meio-fio
ou calçamento com canalização de águas pluviais; abastecimento de
água; sistema de esgoto sanitário; rede de iluminação pública,
com o seu posteamento para distribuição domiciliar e escola
primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três)
quilômetros do imóvel considerado.
d) Meio-fio
ou calçamento de pedra tosca ou paralelepípedo sem canalização de
águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgoto sanitário;
rede de iluminação pública, com o seu posteamento para
distribuição domiciliar e escola primária ou posto de saúde a uma
distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.
Comentário
Letra
'c' correta.
CTN- Art.
32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade
predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o
domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão
física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do
Município.
§
1º Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona urbana a
definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da
existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos
incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:
I
- meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;
II
- abastecimento de água;
III
- sistema de esgotos sanitários;
IV
- rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para
distribuição domiciliar;
V
- escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3
(três) quilômetros do imóvel considerado.
-----------------------
15-
BIO-RIO 2016
Identifique
as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I-
( ) O IPTU é um imposto de competência municipal, que possui como
fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem
imóvel, por natureza ou por acessão física, como definido na lei
civil, localizado na zona urbana do Município.
II-
( ) Florentina é proprietária de um terreno que está localizado a
quinhentos metros de distância de uma escola primária e de um posto
de saúde, não existindo nenhum outro melhoramento ou serviço
mantido pelo público que sirva a sua casa. Nesse caso, pode-se
afirmar que, como o terreno não encontra-se em zona urbana, a
proprietária terá imunidade ao pagamento de IPTU.
III-
( ) É facultado ao Poder Público Municipal, mediante lei específica
para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei
federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado
ou não utilizado, que promova o seu adequado aproveitamento, sob
pena, de além de outras formas de apenação, ser instituído o IPTU
progressivo no tempo.
IV-
( ) Ainda quando alugados a terceiros, permanece isento ao pagamento
de IPTU o imóvel pertencente a uma entidade sindical de
trabalhadores, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas
atividades essenciais de tal entidade.
V-
( ) O prefeito de determinado município fez a atualização
monetária da base de cálculo do IPTU, por Decreto, que foi
publicado em Diário Oficial no dia 1º de dezembro de 2015. Não
obstante a atualização tenha sido feita seguindo rigorosamente o
índice oficial de correção monetária, pode-se afirmar que ocorreu
ofensa ao princípio da legalidade tributária, que exige que a
majoração de tributos ocorra mediante lei.
Assinale
a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
a)
V -V -F-F-V
b)
F - V - V - V - F
c)
F - F - F - V - V
d)
V - F - V - F - F
Comentário
I- verdadeiro. Art.
32. O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade
predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o
domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão
física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do
Município.
II- falso. para ser considerado zona urbana deve-se observar o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 dos incisos do §1º do art. 32 do CTN. Como a assertiva traz o previsto em apenas um inciso, o terreno não está considerado em zona urbana. Contudo, não significa uma hipótese de imunidade do imposto, mas se trata de um aspecto de não incidência, sendo que incide o ITR e a qualquer momento o aludido terreno pode se tornar como pertencente de área urbana.
Art.
32, § 1º Para os efeitos deste imposto, entende-se como zona
urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da
existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos
incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:
I
- meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;
II
- abastecimento de água;
III
- sistema de esgotos sanitários;
IV
- rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para
distribuição domiciliar;
V
- escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3
(três) quilômetros do imóvel considerado.
III- verdadeiro.
CF-
Art. 184, § 4º É facultado ao Poder Público municipal,
mediante lei específica para área incluída no plano diretor,
exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano
não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu
adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:
I
- parcelamento ou edificação compulsórios;
II
- imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana
progressivo no tempo;
III
- desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública
de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de
resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas,
assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
IV- falso. SÚMULA VINCULANTE 52: Ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, "c", da Constituição Federal, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais tais entidades foram constituídas.
V- falso.
Art.
97. Somente a lei pode estabelecer:
I
- a instituição de tributos, ou a sua extinção;
II
- a majoração
de tributos,
ou sua redução (...)
III
- a definição do fato gerador da obrigação tributária principal
(...)
IV
- a fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo (...)
V
- a cominação de penalidades para as ações ou omissões
contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela
definidas;
VI
- as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos
tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.
§
1º Equipara-se à majoração do tributo a modificação da sua base
de cálculo, que importe em torná-lo mais oneroso.
§
2º Não
constitui majoração de tributo,
para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização
do valor monetário da respectiva base de cálculo.
-----------------------
16-
VUNESP 2016 CÂM. DE MARÍLIA-SP PROCURADOR
Segundo
o regramento estabelecido no Sistema Constitucional Tributário
Brasileiro, é correto afirmar que
a)
não existe imunidade específica no que se refere ao imposto sobre a
transmissão inter vivos, por ato oneroso, de bens imóveis (ITBI).
b)
o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) não
poderá ter alíquotas diferenciadas de acordo com a localização e
o uso do imóvel.
c)
cabe ao Senado Federal, por meio de Resolução, fixar as alíquotas
máximas e mínimas do imposto sobre serviços de qualquer natureza,
não compreendidos na competência impositiva dos Estados (ISS).
d)
sem prejuízo da progressividade no tempo, nos casos especificados
pela Constituição Federal, o imposto sobre a propriedade predial e
territorial urbana (IPTU) poderá ser progressivo em razão do valor
do imóvel.
e)
cabe ao Plano Diretor do Município, no que se refere ao imposto
sobre serviços de qualquer natureza, não compreendidos na
competência impositiva dos Estados (ISS), regular a forma e as
condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão
concedidos e revogados.
Comentário
a) CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
II
- transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato
oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de
direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como
cessão de direitos a sua aquisição;
§
2º O imposto previsto no inciso II:
I
- não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados
ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem
sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão,
incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se,
nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e
venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou
arrendamento mercantil;
b) CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I
- propriedade predial e territorial urbana;
§
1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art.
182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
c) Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
III
- serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II,
definidos em lei complementar.
§
3º Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste
artigo, cabe à lei complementar:
I
- fixar as suas alíquotas máximas e mínimas;
II
- excluir da sua incidência exportações de serviços para o
exterior.
III
– regular a forma e as condições como isenções, incentivos e
benefícios fiscais serão concedidos e revogados.
d) correto. CF- Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I
- propriedade predial e territorial urbana;
§
1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art.
182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
e) Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
III
- serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II,
definidos em lei complementar.
§
3º Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste
artigo, cabe à lei complementar:
I
- fixar as suas alíquotas máximas e mínimas;
II
- excluir da sua incidência exportações de serviços para o
exterior.
III
– regular a forma e as condições como isenções, incentivos e
benefícios fiscais serão concedidos e revogados.
-----------------------
17-
FAURGS 2016 TJ-RS JUIZ
No
que diz respeito ao Código Tributário Nacional, assinale com V
(verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
I-
( ) Dois irmãos proprietários de um mesmo imóvel urbano desde
2010, recebido por doação dos pais em antecipação da legítima,
havendo inadimplemento, não responderão solidariamente em relação
ao crédito de IPTU cujo fato gerador ocorreu em 2014.
II-
( ) Um menor de 16 anos que tenha recebido por doação um imóvel
urbano, escriturado e registrado onde necessário, possuirá
capacidade tributária passiva em relação ao IPTU.
III-
( ) Uma pessoa, na hipótese de ser solidariamente obrigada por
expressa designação por lei, poderá alegar o benefício de ordem,
desde que nomeie bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e
desembaraçados, quantos bastem para solver o débito.
IV-
( ) Uma pessoa que venda mercadorias como autônoma, sem possuir
pessoa jurídica regularmente constituída, é dotada de capacidade
tributária passiva.
A
sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo, é
a)
V – F – V – V.
b)
F – F – V – F.
c)
V – V – F – V.
d)
F – V – F – V.
e)
V – V – V – F.
Comentário
I- falso.
Art.
124. São solidariamente obrigadas:
I
- as pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o
fato gerador da obrigação principal;
II- verdadeiro.
Art.
126. A capacidade tributária passiva independe:
I
- da capacidade civil das pessoas naturais;
II
- de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem
privação ou limitação do exercício de atividades civis,
comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus
bens ou negócios;
III
- de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que
configure uma unidade econômica ou profissional.
III- falso.
Art.
124. São solidariamente obrigadas:
I
- as pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o
fato gerador da obrigação principal;
II
- as
pessoas expressamente designadas por lei.
Parágrafo
único. A
solidariedade referida neste artigo não comporta benefício de
ordem.
IV- verdadeiro.
Art.
126. A capacidade tributária passiva independe:
III
- de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, bastando que
configure uma unidade econômica ou profissional.
-----------------------
18-
FCC 2016 PREF. DE SÃO LUIZ-MA PROCURADOR
Um
Município brasileiro, que nunca havia instituído o IPTU em seu
território, decidiu fazê-lo em novembro de 2013, de modo que ainda
houvesse tempo de lançá-lo e cobrá-lo, no próprio exercício de
2013, relativamente aos exercícios de 2009 a 2013. Ocorre, porém,
que o referido imposto teve de ser instituído por decreto, pois a
Câmara Municipal local, por esmagadora maioria de votos, não
aprovou o projeto de lei relativo a sua criação.
-
De acordo com as normas da Constituição Federal,
a)
esse imposto seria inexigível mesmo no exercício de 2015.
b)
se esse imposto tivesse sido instituído por lei, ele poderia ter
sido exigido, lançado e cobrado a partir de 1º de janeiro de 2014.
c)
se esse imposto tivesse sido instituído por lei, ele poderia ter
sido lançado e cobrado em relação aos exercícios de 2009 a 2013.
d)
se esse imposto tivesse sido instituído por lei, ele poderia ter
sido lançado e cobrado apenas em relação ao exercício de 2013.
e)
esse imposto poderia ser exigido, lançado e cobrado a partir de 1º
de janeiro de 2014.
Comentário
a) correto.
Deve-se respeitar o princípio da legalidade. Imposto não pode ser
instituído por decreto.
CF- Art.
150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é
vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I
- exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
CTN- Art.
97. Somente a lei pode estabelecer:
I
- a instituição de tributos, ou a sua extinção;
b) a instituição do IPTU deve obedecer o princípio da anterioridade e da noventena.
Art.
150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é
vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III
- cobrar tributos:
b)
no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que
os instituiu ou aumentou;
c)
antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a
lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
c) o
fato gerador começa a operar a partir da vigência da lei. Assim, o
fato gerador do IPTU criado seria o ano de 2014, não podendo
retroagir.
Art.
150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é
vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III
- cobrar tributos:
a)
em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência
da lei que os houver instituído ou aumentado;
d) se o IPTU tivesse sido instituído por lei, ele poderia ser cobrado em relação ao ano de 2014, pois o fato gerador só começa a operar a partir da vigência da lei. Também, só poderia ser lançado após o decurso de 90 dias da sua instituição.
e) deve
respeitar os princípios da legalidade, anterioridade e noventena.
-----------------------
19-
CESPE 2016 TJ-AM JUIZ
Por
decreto do prefeito, de agosto de 2014, o município de Manaus
atualizou a base de cálculo do IPTU e sua planta de valores
imobiliários, para a cobrança do tributo em 2015. Na atualização,
foi usada como referência a taxa SELIC para títulos federais,
índice oficial para cálculo dos encargos pela mora dos tributos
federais.
-
Nessa situação hipotética,
a)
o ato é válido, pois, tendo o decreto sido editado no ano de 2014
para surtir efeitos em 2015, foi observado o princípio da
anterioridade.
b)
o ato é inválido, pois apenas lei municipal poderia indicar a SELIC
como índice de correção monetária no município.
c)
o ato é inválido, por implicar acréscimo real, e não mera
correção.
d)
o ato é válido, pois sendo o IPTU um tributo extrafiscal, a ele não
se aplica o princípio da legalidade.
e)
o ato é válido, pois a taxa SELIC é índice oficial, não
constituindo a sua aplicação, para correção da base de cálculo
do IPTU, majoração de tributo.
Comentário
Letra
'c' correta.
Art.
97. Somente a lei pode
estabelecer:
II
- a majoração de tributos, ou sua redução (...)
IV
- a
fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo (...)
§
1º Equipara-se à majoração do tributo a modificação da sua base
de cálculo, que importe em torná-lo mais oneroso.
§
2º Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto
no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da
respectiva base de cálculo.
SÚMULA
160 STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante
decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção
monetária.
-----------------------
20-
VUNESP 2016 PREF. DE REGISTRO-SP ADVOGADO
Caso
um contribuinte, em razão de ser proprietário de determinado bem
imóvel, seja instado a pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e
Territorial Urbana (IPTU) e também o Imposto sobre a Propriedade
Territorial Rural (ITR), esse contribuinte deve
a) promover
o pagamento de ambos os impostos, visto que possuem base de cálculo
diversa e são devidos a entes tributantes diferentes.
b) promover
ação anulatória, visando anular ambos os lançamentos, porque a
base de cálculo dos tributos exigidos é idêntica.
c) promover
ação de consignação em pagamento, porque ambos os tributos têm
incidência sobre o mesmo fato gerador.
d) pagar
ambos os impostos, pois, caso o imóvel esteja localizado na área
limítrofe entre a zona urbana e a zona rural, os dois impostos serão
devidos.
e) ingressar
imediatamente com exceção de pré-executividade.
Comentário
Letra
'c' correta. (CTN, art. 164, III).
Art.
164. A importância de crédito tributário pode ser consignada
judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos:
I
- de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de
outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação
acessória;
II
- de subordinação do recebimento ao cumprimento de exigências
administrativas sem fundamento legal;
III
- de exigência, por mais de uma pessoa jurídica de direito público,
de tributo idêntico sobre um mesmo fato gerador.
-----------------------
21-
COPESE-UFT PREF. DE PALMAS-TO PROCURADOR
Em
relação às determinações constitucionais sobre a tributação,
analise as afirmativas a seguir.
I.
Em relação à majoração de sua alíquota, o IPI – Imposto Sobre
Produtos Industrializados, não deve obediência ao princípio da
legalidade, nem ao princípio da anterioridade, mas deve obediência
ao princípio da anterioridade nonagesimal.
II.
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana,
pode ser progressivo em razão do valor do imóvel e ter alíquotas
diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.
III.
O ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, será
fiscalizado e cobrado pelos municípios que assim optarem, na forma
da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer
outra forma de renúncia fiscal.
IV.
É da competência dos Estados a instituição de ICMS – Imposto
sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, sobre o transporte
municipal.
Indique
a alternativa CORRETA.
a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Comentário
I-
correto.
Exceções
ao Princípio da Legalidade
A
Constituição prevê alguns casos que atenuam o princípio da
legalidade através de ato do Poder Executivo:
a)
alterações (pode majorar) de alíquotas do II,
IE, IOF e IPI: Decreto Presidencial ou por Portaria do
Ministro da Justiça. São impostos de finalidade extrafiscal, com o
intuito de regular o mercado e intervir na economia.
b)
reduzir e restabelecer alíquotas (não pode majorar) do CIDE
Combustível: Decreto Presidencial.
c)
reduzir e restabelecer alíquotas (não pode majorar) do ICMS
Combustível: Convênio do CONFAZ.
Exceções
ao Princípio da Anterioridade
a)
II, IE, IPI, IOF
b)
IEG
c)
Empréstimos Compulsórios de Guerra ou Calamidade Pública
d)
Redução e restabelecimento das alíquotas do CIDE e ICMS
combustível
e)
Contribuição para seguridade social
Exceções
ao Princípio nonagesimal:
a)
II, IE, IOF
b)
IEG
c)
Empréstimos Compulsórios de Guerra ou Calamidade Pública
d)
IR
e)
Alteração da base de cálculo do IPTU e IPVA
II- correto.
CF- Art.
156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I
- propriedade predial e territorial urbana;
§
1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art.
182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:
I
– ser progressivo em razão do valor do imóvel; e
II
– ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso
do imóvel.
III- correto.
CF- Art.
153. Compete à União instituir impostos sobre:
VI
- propriedade territorial rural;
§
4º O imposto previsto no inciso VI do caput:
I
- será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a
desestimular a manutenção de propriedades improdutivas;
II
- não incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei,
quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel;
III
- será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na
forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou
qualquer outra forma de renúncia fiscal.
IV- errado.
CF- Art.
155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos
sobre:
I
- transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou
direitos;
II
- operações relativas à circulação de mercadorias e sobre
prestações de serviços de transporte interestadual
e intermunicipal e de comunicação, ainda que as
operações e as prestações se iniciem no exterior;
III
- propriedade de veículos automotores.
-----------------------
22-
CAIP-IMES 2016 PREF. DE ATIBAIA-SP ADVOGADO
Relacione
corretamente o tributo às características ou aos conceitos
apresentados.
I-
ITBI.
II-
IPTU.
III-
ISS.
(
) Imposto municipal, com característica predominantemente fiscal,
sem prejuízo da sua excepcional utilização extrafiscal (artigo
182, § 4º, inciso II, da CF), encontra fundamento constitucional
nos artigos, 156, inciso I e § 1º, e 182, § 4º, inciso II. No CTN
tem previsão legal nos art. 32 e 34, bem como e no art. 7º do
Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). Tem por fato gerador a
propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, localizado
na zona urbana do Município, visando assegurar o cumprimento da
função social da propriedade. A base de cálculo do imposto é o
valor venal do imóvel, não se considerando o valor dos bens móveis
mantidos em caráter permanente ou temporário no imóvel, para
efeito de sua utilização, exploração, amorfoseamento ou
comodidade.
(
) Imposto Municipal que encontra fundamento no texto constitucional
no artigo 156, inciso II, e nos CTN nos artigos 35 a 42, e possui
como fato gerador a transmissão, por ato oneroso, de bens imóveis,
excluindo-se a sucessão (causa mortis). Em sendo da competência dos
Municípios, referido imposto possui legislação própria em cada um
deles. A base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou
direitos transmitidos. O contribuinte do imposto é qualquer das
partes na operação tributada, como dispuser a lei.
(
) Imposto municipal e também de competência do Distrito Federal,
tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista
anexa à Lei Complementar 116/2003, ainda que esses não se
constituam como atividade preponderante do prestador. O contribuinte
é o prestador do serviço e sua base de cálculo do imposto é o
preço do serviço.
Assinale
a alternativa que indica a sequência correta:
a)
III, I e II.
b)
II, III e I.
c)
I, II e III.
d)
II, I e III.
Comentário
Letra
'd' correta.
(q. 60)
-----------------------
Referências
QCONCURSOS. Questões
de Concurso. QConcursos.
Disponível em:
<https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-tributario/tributos-municipais/iptu>
Acesso em: 04/03/2018.
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