15 de jan. de 2017

QUESTÕES DE CONCURSO - D. CONSTITUCIONAL: PODER CONSTITUINTE I

Poder Constituinte I

1- CESPE 2016 ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO
No Brasil, segundo a doutrina dominante, os usos e costumes não são fontes do direito constitucional, pois o poder constituinte originário optou por uma Constituição escrita e materializada em um só código básico.

 Certo Errado

Comentário
A CF/88 é escrita e materializada em um só código básico, contudo os usos e costumes são fontes do direito constitucional, isso graças ao processo difuso de modificação, este que altera o sentido da Constituição, mas sem modificar o texto constitucional. Tal fenômeno é denominado como mutação constitucional, ou seja, não há alteração materialmente vista, mas o sentido foi transformado. Tal movimento é um processo informal, pois não é formalmente previsto no corpo da Constituição. Essas mutações constitucionais se dão através da constante transformação ou evolução dos usos e costumes de um povo, fazendo com que certas normas constitucionais sejam revestidas com um outro sentido, uma outra interpretação. O fato é que existem meios de se reformar a Constituição, que se dão através de processos formais (as emendas) e de processos informais (que são as mutações constitucionais).

Exemplo de mutação constitucional: 

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.

 O STF hoje entende e reconhece a União homoafetiva como entidade familiar, e não apenas a união entre homem e mulher.

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2- CESPE 2016 ANVISA TÉCNICO ADMINISTRATIVO
À luz do princípio da dignidade humana, a CF estabelece que, após a aprovação por qualquer quórum durante o processo legislativo, todos os tratados e convenções sobre direitos humanos subscritos pelo Brasil passem a ter o status de norma constitucional.

 Certo Errado

Comentário
Não é a aprovação por qualquer quórum que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos passarão a ter status de norma constitucional (emenda constitucional). É necessário que seja aprovado, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. 

A questão erra ao mencionar qualquer quórum. 

A Emenda Constitucional nº 45, de 2004 trouxe a possibilidade dos tratados e convenção internacionais sobre direitos humanos tomarem a forma de normas constitucionais após passar pelo rito estabelecido. 

Os tratados internacionais sobre direitos humanos ratificados anteriormente à Emenda Constitucional nº 45/2004 têm hierarquia infraconstitucional, mas supralegal.

Art. 5º, § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004).

- Tratados Internacionais de direitos humanos aprovados pelo rito das EC: normas constitucionais. 

- Tratados Internacionais de direitos humanos não aprovados pelo rito das EC: normas supralegais

- Tratados Internacionais que não versem sobre direitos humanos: lei ordinária

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3- CESPE 2016 PGE-AM PROCURADOR JURÍDICO
Por serem normas de observância obrigatória para os estados, os municípios e o DF, as chamadas cláusulas pétreas da CF devem ser reproduzidas nas respectivas leis fundamentais desses entes e constituem os únicos limites materiais a serem observados quando de suas reformas.

 Certo Errado

Comentário
Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição

Como exemplo, a redação do art. 25 deixa claro que o poder constituinte decorrente está amarrado ao originário através dos princípios constitucionais, que significa que o poder de auto-organização dos Estados deve respeitar as regras definidas, decretadas na Constituição. Ou seja, diversos outros limites serão encontrados no texto constitucional. 

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4- FCC 2016 DPE-ES DEFENSOR PÚBLICO
No tocante às cláusulas pétreas, conforme disposição expressa da Constituição Federal de 1988, não será objeto de deliberação a proposta de emenda constitucional tendente a abolir

  a) a Separação dos Poderes.
  b) o Estado Democrático de Direito.
  c) as Funções Essenciais à Justiça.
  d) os Direitos Sociais.
  e) a Soberania Popular.

Comentário
Art 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

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5- FUNCAB 2016 PC-PA DELEGADO DE POLÍCIA
Sobre o Processo Legislativo, assinale a alternativa correta.

  a) A matéria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.
  b) A iniciativa popular de lei ordinária pode ser exercida pela apresentação ao Congresso Nacional de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
  c) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a nacionalidade, à cidadania, aos direitos políticos, aos partidos políticos e ao direito eleitoral.
  d) A Constituição Federal poderá ser emendada mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
  e) A proposta de emenda constitucional será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois quintos dos votos dos respectivos membros.

Comentário
a) errado. Art. 60, § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

b) errado. Art. 61, § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação ao Congresso Nacional à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

c) correto. 

Art. 62, § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:

I – relativa a:

a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;

b) direito penal, processual penal e processual civil;

c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; 

d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;

II – que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;

III – reservada a lei complementar; 

IV – já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

d) errado. Não é Câmara dos Deputados e Senado Federal, é Câmara dos Deputados ou Senado Federal. 

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
II - do Presidente da República;
III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

e) errado. Art. 60, § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

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6- FUNCAB 2016 PC-PA ESCREVENTE DE POLÍCIA CIVIL
“A emenda é a modificação de certos pontos, cuja estabilidade o legislador constituinte não considerou tão grande como outros mais valiosos, se bem que submetida a obstáculos e formalidades mais difíceis que os exigidos para alteração das leis ordinárias.” (SILVA, José Afonso da, Curso de Direito Constitucional Positivo. 25ª edição, São Paulo, Malheiros, 2005, p.132). Marque assertiva correta de acordo com o processo legislativo de elaboração de emenda à Constituição Federal.

  a) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado.
  b) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
  c) A proposta de Emenda à Constituição será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois quintos dos votos dos respectivos membros.
  d) A Constituição não poderá ser emendada apenas na vigência de intervenção federal e de estado de defesa.
  e) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Comentário
a) correto. 

Art 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

b) errado. Art. 60, § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

c) errado. Art. 60, § 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

d) errado. Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

e) errado. Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
II - do Presidente da República;
III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

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7- FCC 2016 SEGEP-MA TÉCNICO DA RECEITA ESTADUAL
Considerando os limites materiais de reforma da Constituição, é INCONSTITUCIONAL a proposta de emenda tendente a

  a) extinguir imposto de competência estadual, transferindo o poder de tributar para a União.
  b) alterar as competências constitucionais do Ministério Público.
  c) modificar os requisitos para aquisição do direito à aposentadoria.
  d) introduzir novas exigências para impetração de habeas corpus.
  e) extinguir o direito de sindicalização dos servidores públicos.

Comentário
e) correto. O direito a sindicalização dos servidores públicos está entre os direitos e garantias individuais. 

Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

Art. 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

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8- FCC 2016 SEGEP-MA PROCURADOR DO ESTADO
Considere que tramitam perante a Assembleia Legislativa de determinado Estado propostas de emenda constitucional estabelecendo que

I. a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, bem como as aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de previdência oficial, não poderão exceder o subsídio mensal dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, não se aplicando este limite ao subsídio dos Deputados Estaduais.

II. a remuneração dos empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista não poderá exceder o subsídio mensal do Governador, ainda que essas entidades não recebam recursos do Estado para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

III. o Estado editará normas sobre o regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, ao qual não se aplicam os requisitos e critérios fixados para o regime geral de previdência social.

IV. o Estado editará normas sobre o ingresso na Polícia Militar, podendo fixar limites de idade, direitos, deveres e prerrogativas independentemente das normas federais aplicáveis às Forças Armadas nessas matérias.

São compatíveis com a Constituição Federal APENAS as propostas de emenda

  a) I, III e IV.
  b) I e IV.
  c) I e II.
  d) II e IV.
  e) II e III.

Comentário
I- correto. 

Art. 37, § 12. Para os fins do disposto no inciso XI do caput deste artigo, fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivas Constituições e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, não se aplicando o disposto neste parágrafo aos subsídios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores.

Art. 37, XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;

II- errado. As empresas públicas e sociedades de economia mista devem receber recursos da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios para incidir aquilo prescrito no § 9º do art. 37. Ou seja, se tais entidades não receberem recursos da União, Estados, DF ou Municípios, não cabe se falar em teto máximo de remuneração. 

Art. 37, § 9º O disposto no inciso XI aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que receberem recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.

III- errado. 

Art. 40, § 12 - Além do disposto neste artigo, o regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo observará, no que couber, os requisitos e critérios fixados para o regime geral de previdência social.

IV- correto. 

Art. 42, § 1º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, § 8º; do art. 40, § 9º; e do art. 142, §§ 2º e 3º, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, § 3º, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores.

Art. 142, §3º, X - a lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra.

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9- FCC 2016 SEGEP-MA PROCURADOR DO ESTADO
“...se o poder constituinte se destina a criar uma constituição concebida como organização e limitação do poder, não se vê como esta ‘vontade de constituição’ pode deixar de condicionar a vontade do criador. Por outro lado, este criador, este sujeito constituinte, este povo ou nação, é estruturado e obedece a padrões e modelos de condutas espirituais, culturais, éticos e sociais radicados na consciência jurídica geral da comunidade e, nesta medida, considerados como ‘vontade do povo’. Além disto, as experiências humanas vão revelando a indispensabilidade de observância de certos princípios de justiça que, independentemente da sua configuração (como princípios suprapositivos ou como princípios supralegais mas intra-jurídicos) são compreendidos como limites da liberdade e omnipotência do poder constituinte. Acresce que um sistema jurídico interno (nacional, estadual) não pode, hoje, estar out da comunidade internacional. Encontra-se vinculado a princípios de direito internacional (princípio da independência, princípio da autodeterminação, princípio da observância de direitos humanos).” 
(CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição)

No excerto acima transcrito, o autor discorre sobre a

  a) existência de condicionantes materiais à atuação do poder constituinte.
  b) compreensão da doutrina clássica do poder constituinte.
  c) relação dicotômica entre poder constituinte originário e poder constituinte derivado.
  d) relação dicotômica entre poder constituinte originário e poder constituinte decorrente.
  e) relação dicotômica entre poder constituinte nacional e poder constituinte supranacional.

Comentário
O poder constituinte originário é inicial, autônomo, ilimitado juridicamente e incondicionado. Contudo, como ensina Lenza, "não significa e nem poderia significar, que o Poder Constituinte seja um poder arbitrário, absoluto, que não conheça quaisquer limitações. Ao contrário, tanto quanto a soberania nacional, da qual é apenas expressão máxima e primeira, está o Poder Constituinte limitado pelos grandes princípios do Bem Comum, do Direito Natural, da Moral, da Razão. Todos estes princípios, estas exigências ideais, que não são jurídico-positivas, devem ser respeitados pelo Poder Constituinte, para que este se exerça legitimamente" (LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. atual. e amp. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 155). A questão narra, portanto, a  existência de condicionantes materiais à atuação do poder constituinte.

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10- QUADRIX 2016 CRQ 18° REGIÃO-PI ADVOGADO
No campo do Direito Constitucional, no capítulo referente às emendas constitucionais, a doutrina e jurisprudência tem entendido o seguinte: 

  a) o legislador constituinte de 1988, ao prever a possibilidade de alteração das normas constitucionais através de processo legislativo semelhante ao ordinário, definiu nossa Constituição Federal como flexível.
  b) se qualquer das limitações impostas pela Constituição Federal for desrespeitada, a emenda constitucional será inconstitucional, devendo ser retirada do ordenamento jurídico por meio das regras de controle de constitucionalidade. 
  c) é possível a alteração do texto constitucional durante a vigência do estado de sítio, Estado de defesa ou de Intervenção Federal, desde que a emenda não limite direitos inerentes ao exercício da democracia. 
  d) o Presidente da República poderá vetar o projeto de emenda constitucional aprovado pelo Congresso Nacional, realizando verdadeiro controle preventivo de constitucionalidade.
  e) não é possível a incidência de controle difuso de constitucionalidade sobre emendas constitucionais. 

Comentário
a) a CF/88 é classificada como rígida e a modificação das normas constitucionais obedecem a um rito mais dificultoso, mais árduo, não se equiparando aos ritos ordinários. 

b) correto. 

c) art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

d) nos projetos de lei, o Presidente tem o poder de vetar. Contudo, em projeto de emenda constitucional, o Presidente não tem qualquer poder de veto. Quando o Congresso Nacional aprova uma PEC, de PEC passa a ser emenda constitucional e começa a vigorar.  
Art. 60, § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

e) o controle difuso é aquele exercido por qualquer juízo ou tribunal do Poder Judiciário. Tal controle será analisado em cada caso concreto, sendo que a declaração de inconstitucionalidade será de forma incidental. A causa de pedir processual será a alegação de inconstitucionalidade, que será fundamentada na inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo (LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. atual. e amp. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 225). É possível a incidência de controle difuso de constitucionalidade sobre emendas constitucionais, portanto. 

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11- CESPE 2016 PC-PE DELEGADO DE POLÍCIA
Acerca do poder de reforma e de revisão constitucionais e dos limites ao poder constituinte derivado, assinale a opção correta.

  a) Além dos limites explícitos presentes no texto constitucional, o poder de reforma da CF possui limites implícitos; assim, por exemplo, as normas que dispõem sobre o processo de tramitação e votação das propostas de emenda não podem ser suprimidas, embora inexista disposição expressa a esse respeito.
  b) Emendas à CF somente podem ser apresentadas por proposta de um terço, no mínimo, dos membros do Congresso Nacional.
  c) Emenda e revisão constitucionais são espécies do gênero reforma constitucional, não havendo, nesse sentido, à luz da CF, traços diferenciadores entre uma e outra.
  d) Não se insere no âmbito das atribuições do presidente da República sancionar as emendas à CF, mas apenas promulgá-las e encaminhá-las à publicação.
  e) Se uma proposta de emenda à CF for considerada prejudicada por vício de natureza formal, ela poderá ser reapresentada após o interstício mínimo de dez sessões legislativas e ser apreciada em dois turnos de discussão e votação.

Comentário
a) correto. Limites explícitos: o texto constitucional deixa expresso a impossibilidade de modificação. 

Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

Limites implícitos: são as normas provenientes da interpretação do texto constitucional, que apesar de não estar expresso a impossibilidade de modificação, entende-se que determinada norma é imutável. Exemplo é o art. 3º do ADCT, pois a não ser após 5 anos que pode haver revisão constitucional (Art. 3º. A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral). 

b) quando a alternativa diz 1/3 dos membros do Congresso Nacional traz o significado que depende da proposta de 1/3 dos deputados e 1/3 dos senadores, quando, na verdade, a Constituição pode ser emendada mediante proposta de 1/3 dos deputados ou dos senadores. 

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
II - do Presidente da República;
III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

c) emenda e revisão constitucionais são espécies do gênero reforma constitucional, mas possuem características distintas. Na revisão, o procedimento é mais simplificado, a aprovação é por maioria absoluta e a reunião/discussão é em turno único e unicameral. Na emenda, o procedimento é mais complexo, a aprovação deve ser por 3/5 dos membros, a sessão é bicameral e em dois turnos. 

d) O Presidente não tem poder de promulgar emendas constitucionais. Quem promulga são as mesas da Câmara e do Senado. 

Art. 60, § 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

e) art. 60, § 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

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12- INTEGRI 2016 CÂM. DE SUZANO-SP ASSISTENTE JURÍDICO
Analise as alternativas abaixo, referentes ao Poder Legislativo, e assinale a alternativa correta.

  a) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, do Presidente da República ou de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 
  b) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico e ou a separação dos Poderes.
  c) As leis complementares serão aprovadas por maioria simples.
  d) Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. 

Comentário
a) 1/3

b) a alternativa diz: 'Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico e ou a separação dos Poderes'. O 'e' tornou a assertiva errada, pois os direitos e garantias individuais também não podem ser objetos de deliberação. 

Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

c) art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.

d) correto. Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

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13- CESPE 2016 PC-PE AGENTE DE POLÍCIA
Assinale a opção correta a respeito da Constituição Federal de 1988 (CF) e dos poderes constituintes.

  a) O poder constituinte originário, que elaborou a CF, é essencialmente político, extrajurídico, sem limites formais, e esgotou-se com a promulgação da CF.
  b) A CF é uma constituição promulgada, oriunda da atuação do poder constituinte derivado, uma vez que a assembleia nacional constituinte foi convocada por emenda à Constituição anterior.
  c) Da elaboração da CF, que é uma constituição promulgada, participaram cidadãos que, nessa condição, votaram diversos de seus dispositivos na própria assembleia nacional constituinte.
  d) A CF pode ser modificada pela atuação de poder constituinte derivado, obedecidas as normas nela inseridas pelo poder constituinte originário.
  e) A CF pode ser modificada pela atuação de poder constituinte decorrente, obedecidas as normas nela inseridas pelo poder constituinte originário.

Comentário
a) Poder Constituinte Originário: é o de se criar uma Constituição, e todo ordenamento jurídico surge a partir desse momento. Paulo e Alexandrino destacam que "é um poder inicial, porque representa a base da ordem jurídica, pois cria um novo Estado (...), não tem ele como referência nenhuma norma jurídica precedente (...). É um poder incondicionado, porque não está sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade (...). É permanente, pois não se esgota no momento do seu exercício (...). É também um poder ilimitado ou autônomo, porque não tem que respeitar limites postos pelo direito anterior" (PAULO, Vivente. ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense. São Paulo: MÉTODO. 2012, p. 84).

O poder constituinte originário não se esgotou com a promulgação da CF, ele continua vinculando o poder constituinte derivado. 

b) a CF é uma constituição promulgada, oriunda da atuação do poder constituinte derivado originário. 

c) os votos para a aprovação da nova Constituição foram dos membros da assembléia constituinte, sendo representantes do povo (eleitos pelo povo). 

d) correto. O poder constituinte derivado divide-se em derivado reformador e derivado decorrente. O reformador é o poder de modificar a Constituição Federal através das emendas constitucionais. O decorrente é o poder que confere aos estados-membros a elaboração da sua própria Constituição. 

e) O decorrente é o poder que confere aos estados-membros a elaboração da sua própria Constituição. Ou seja, ele não tem o poder de alterar a CF, apenas as Constituições estaduais. 

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14- CESPE 2016 PC-PE ESCRIVÃO DE POLÍCIA
A respeito do processo legislativo, julgue os itens a seguir.

I Dispositivo do Código Penal relativo ao inquérito policial não pode ser alterado por medida provisória.

II O procedimento de edição de lei complementar segue o modelo padrão do processo legislativo ordinário; a única diferença é o quórum para aprovação, que, para a lei complementar, será de maioria absoluta.

III Emenda constitucional pode alterar a CF para incluir, no ordenamento jurídico pátrio, a pena de caráter perpétuo.

Assinale a opção correta.

  a) Todos os itens estão certos.
  b) Apenas o item I está certo.
  c) Apenas o item III está certo.
  d) Apenas os itens I e II estão certos.
  e) Apenas os itens II e III estão certos.

Comentário
I- correto. Art. 62, § 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
I – relativa a:
a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;
b) direito penal, processual penal e processual civil;
c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;
d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;
II – que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;
III – reservada a lei complementar;
IV – já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

II- correto. 

Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos [maioria simples], presente a maioria absoluta de seus membros. [leis ordinárias aqui inclusas].

Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.

III- errado.

Art. 5º, XLVII - não haverá penas:
b) de caráter perpétuo;

Art. 60, § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
IV - os direitos e garantias individuais.

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15- FCC 2016 PREF. DE CAMPINAS-SP PROCURADOR
Iniciou seu trâmite pelo Senado Federal uma proposta de emenda à Constituição − PEC, subscrita por 27 Senadores, que visa acrescentar, aos requisitos para escolha dos Ministros do Tribunal de Contas da União, a condição de que estes não tenham exercido mandato eletivo nos cinco anos anteriores à escolha. À luz da Constituição da República, referida PEC 

  a) padece de vício de inconstitucionalidade material, por versar sobre matéria que constitui limite implícito ao poder de reforma constitucional. 
  b) padece de vício de inconstitucionalidade formal, por se tratar de matéria de iniciativa privativa do Presidente da República. 
  c) padece de vício de inconstitucionalidade formal, por não ter sido atingida a quantidade mínima de Senadores para apresentação de proposição legislativa dessa natureza. 
  d) atende aos requisitos formais e materiais para apresentação de proposição legislativa dessa natureza. 
  e) padece de vício de inconstitucionalidade material, por versar sobre matéria que constitui limite explícito ao poder de reforma constitucional. 

Comentário
d) correto. 

- Requisito formal: os legitimados a propor emendas constitucionais. Preenche o requisito formal, pois 1/3 de 81 é 27. 

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

- Requisito material: refere-se às cláusulas pétreas. A PEC proposta pelo Senado Federal não tende a abolir (art. 60, § 4º) 

I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.

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16- FAUEL 2016 CISMEPAR-PR ADVOGADO
A Emenda Constitucional 45/2004 incluiu o importante § 3º no Art. 5º da Constituição Federal, que prevê hipótese em que tratados internacionais tornam-se equivalentes à emenda constitucional. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:

  a) Somente tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos poderão ser equivalentes às emendas constitucionais, havendo, portanto, uma expressa limitação material no texto constitucional.
  b) Para que sejam equivalentes a emendas constitucionais, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos devem ser aprovados, em dois turnos, em cada casa do Congresso Nacional, por três quintos dos votos de seus membros.
  c) Apesar da previsão na Carta Magna, nenhum tratado internacional sobre direitos humanos foi aprovado de acordo com o rito previsto no §3º do Art. 5º, não existindo, portanto, tratado internacional equivalente à emenda constitucional em vigor no Brasil.
  d) A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo submeteu-se ao rito previsto na Constituição e, atualmente, é o único tratado internacional sobre direitos humanos equivalente à emenda constitucional.

Comentário
c) errado. Ver alternativa 'd' ⬆.

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17- FCC 2016 TRF-3ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO
As emendas constitucionais,

  a) podem ser propostas desde que por iniciativa de um terço dos integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 
  b) serão sempre promulgadas pelo Presidente do Congresso Nacional, dependendo a sua aprovação do voto de dois terços dos integrantes de ambas as Casas Legislativas. 
  c) podem ser propostas, aprovadas e promulgadas sem a participação do Presidente da República, em nenhuma fase do processo legislativo. 
  d) podem ser propostas por qualquer Assembleia Legislativa Estadual, pelo voto da maioria simples de seus integrantes.  
  e) não poderão ser promulgadas na vigência de intervenção federal, estado de sítio, de defesa ou em situação de calamidade pública. 

Comentário
a) podem ser propostas desde que por iniciativa de um terço dos integrantes da Câmara dos Deputados OU do Senado Federal.

b) são as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e não o Presidente do CN. E para a sua aprovação necessário o voto de 3/5 dos membros de cada casa. 

Art. 60 (...)
§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

c) correto. Há essa possibilidade. 

d) Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

e) Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

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18- CESPE 2016 TRT - 8ª REGIÃO (PA e AP) ANALISTA JUDICIÁRIO
Acerca do poder constituinte e dos princípios fundamentais da CF, assinale a opção correta.

  a) Nas relações internacionais, o Brasil rege-se, entre outros princípios, pela soberania, pela dignidade da pessoa humana e pelo pluralismo político.
  b) O preâmbulo da CF constitui vetor interpretativo para a compreensão do significado de suas prescrições normativas, de modo que também tem natureza normativa e obrigatória.
  c) O titular do poder constituinte é aquele que, em nome do povo, promove a instituição de um novo regime constitucional ou promove a sua alteração.
  d) Embora seja, em regra, ilimitado, o poder constituinte originário pode sofrer limitações em decorrência de ordem supranacional, sendo inadmissível, por exemplo, uma nova Constituição que desrespeite as normas internacionais de direitos humanos.
  e) O poder constituinte derivado reformador efetiva-se por emenda constitucional, de acordo com os procedimentos e limitações previstos na CF, sendo passível de controle de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Comentário
a) a soberania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político são fundamentos da República Federativa, e não princípios. 

b) o preâmbulo não possui relevância jurídica. 

c) o titular do poder constituinte é o povo, e não aquele que age em nome do povo. 

d) o poder constituinte originário não está submetido a nenhuma condição preestabelecida, nem mesmo normas internacionais de direitos humanos.  

e) correto. 

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19- VUNESP 2016 PREF. DE SERTÃOZINHO-SP PROCURADOR MUNICIPAL
A respeito dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que

  a) é livre a manifestação do pensamento, garantido o anonimato.
  b) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, em ambos os casos, o trânsito em julgado.
  c) é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
  d) a partir do início da vigência da Emenda Constitucional nº 45/04, todos os tratados internacionais relativos a direitos humanos são incorporados no direito brasileiro com hierarquia de emenda constitucional.
  e) a lei considerará crimes inafiançáveis e imprescritíveis a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

Comentário
a) Art. 5, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato

b) Art. 5, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

c) correto. Súmula vinculante 25: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

d) Art. 5 § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

e) Art. 5, XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e imprescritíveis insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

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20- IDECAN 2016 PREF. DE NATAL-RN ADVOGADO
Sobre o tema poder constituinte, assinale a alternativa INCORRETA. 

  a)  O poder constituinte originário é inicial e incondicionado.
  b) O poder constituinte derivado é limitado e condicionado. 
  c) Em relação aos Territórios Federais não se cogita em manifestação do poder constituinte derivado decorrente, uma vez que integram a União, não possuindo autonomia federativa.
  d) Quando tratou do poder constituinte derivado revisor, a Constituição Federal autorizou que a revisão seria realizada com o voto da maioria relativa dos membros do Congresso Nacional. 

Comentário

d) errado. ADCT: Art. 3º A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.









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GABARITO
1errado 2errado 3errado 4a 5c 6a 7e 8b 9a 10b 11a 12d 13d 14d 15d 16c 17c 18e 19c 20d

Referências
QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: <https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/direito-direito-constitucional/teoria-da-constituicao/poder-constituinte-originario-derivado-e-decorrente-reforma-emendas-e-revisao-e-mutacao-da-constituicao> Acesso em: 14/01/2017.

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