4 de set. de 2016

QUESTÕES DE CONCURSOS - D. ADMINISTRATIVO: ATOS ADMINISTRATIVOS (EXTINÇÃO)

Atos Administrativos: Extinção

1- CESPE 2016 TCE-PE AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO
A respeito do controle da administração pública, do processo administrativo e da licitação, julgue o item a seguir.
A má-fé do destinatário, quando comprovada, afasta a incidência do prazo decadencial conferido à administração para anular o ato administrativo.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Certo. Se for comprovada má-fé, afastada está a incidência da decadência. 

Lei nº 9784/99
Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

2- UFMT 2016 DPE-MT DEFENSOR PÚBLICO
É a forma de extinção do ato administrativo que ocorre quando o administrado deixa de cumprir condição necessária para dar continuidade à determinada situação jurídica:

a) Cassação.
b) Contraposição.
c) Caducidade
d) Revogação.
e) Suspensão.

Comentário
A) Correto.
B) Contraposição: o ato se extingue quando surge um novo ato que lhe é contrário.
C) Caducidade: o ato extingue-se quando há o surgimento de uma nova lei que lhe é contrária.
D) Revogação: é a retirada do ato por conveniência ou oportunidade da Administração.
E) Suspensão: suspensão não extingue ato.

3- MPE-SC 2016 PROMOTOR DE JUSTIÇA
A retirada é uma das formas de extinção dos atos administrativos e pode dar-se por anulação, revogação, cassação e caducidade. A caducidade ocorre quando o beneficiado do ato administrativo deixa de cumprir os requisitos de quando teve o ato deferido.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Errado. A caducidade cassação ocorre quando o beneficiado do ato administrativo deixa de cumprir os requisitos de quando teve o ato deferido. Na caducidade, o surgimento de uma lei nova contrário ao ato enseja-lhe a extinção. 

4- MPE-SC 2016 PROMOTOR DE JUSTIÇA
Em decorrência do princípio da autotutela, não há limites para o poder da administração de revogar seus próprios atos segundo critérios de conveniência e oportunidade.

(  ) Certo
(  ) Errado

Comentário
Errado. Todo ato administrativo tem sustento legal. Em Direito, não é oportuno dizer que ‘não há limites’, e em relação a Administração seria sugerir arbitrariedade. Mesmo os atos administrativos têm limites, pois a lei cria fronteiras. Há atos administrativos que não podem ser revogados, entre eles estão os atos vinculados, os atos que exauriram seus efeitos, os que geram direitos adquiridos etc.

5- FUNCAB 2016 SEGEP-MA AGENTE PENITENCIÁRIO
Considere a seguinte situação hipotética.
De acordo com a legislação em vigor, determinado particular requer autorização de portar um revólver; se, a posteriori, for editada uma nova lei proibindo de modo absoluto o porte dessa arma aos particulares, nessa situação, a forma correta de extinção do ato administrativo é:

a) caducidade.
b) revogação.
c) anulação.
d) cassação.
e) confirmação.

Comentário
Caducidade: o ato extingue-se quando há o surgimento de uma nova lei que lhe é contrária.

6- CS-UFG 2016 PREF. DE GOIANIA-GO AUDITOR DE TRIBUTOS
Os atos administrativos, segundo lição de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, podem ser definidos como “manifestação ou declaração de vontade da administração pública, nessa qualidade, ou de particulares no exercício de prerrogativas públicas, que tenha por fim imediato a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com interesse público e sob regime predominante de direito público (2015, p. 480/481). Diante disso, no tocante à extinção dos atos administrativos, conclui-se que

a) a caducidade, que na maioria das vezes funciona como uma sanção, é a forma de extinção decorrente da desobediência pelo beneficiário dos requisitos outrora impostos.
b) a revogação é a extinção do ato quando, no âmbito da discricionariedade administrativa, tenha se tornado inoportuno e inconveniente. São suscetíveis de revogação, por exemplo, os atos consumados.
c) a cassação ocorre quando surge novo diploma legislativo, com requisitos diferentes daqueles que fundamentaram a edição do ato, obstando, desse modo, a permanência dele no mundo jurídico.
d) a anulação é a retirada do ato, do mundo jurídico, pela constatação de um vício, sanável ou não, relativo à legalidade e legitimidade. Sendo o vício insanável, a anulação é obrigatória.

Comentário
A) Cassação
B) Revogação, mas os atos consumados não podem ser revogados.
C) Caducidade
D) Correto

7- FCC 2015 TRE-PB TÉCNICO JUDICIÁRIO
A extinção do ato administrativo pode se dar por diversos fundamentos, sendo que a extinção dos atos discricionários

a) pode se dar somente por meio de revogação, pois desconstrói elementos de conveniência e oportunidade.
b) pode se dar pela própria Administração, em razão do poder de revisão de seus próprios atos, por meio de anulação dos atos ilegais e dos atos inconvenientes e inoportunos.
c) depende de decisão judicial, por motivo de ilegalidade, tendo em vista que impacta na esfera jurídica dos administrados e de terceiros.
d) pode se dar por vício de legalidade, caso de anulação, ou por conveniência e oportunidade fundada em motivos de interesse público, caso de revogação.
e) depende de decisão judicial, tendo em vista que o administrador não pode rever os motivos de conveniência e oportunidade que o levaram à prática do ato.

Comentário
A) Errado. Atos discricionários podem ser extintos não somente por revogação, mas também por anulação, quando eles contrariam preceitos legais.

B) Errado. Quando a alternativa diz 'anulação dos atos ilegais e dos atos inconvenientes e inoportunos', ela se equivoca, pois os atos inoportunos e inconvenientes são revogados. Anulados são os ilegais.  

C) Errado. Não depende de decisão judicial.

D) Correto.

E) Errado. O administrador pode rever os motivos de conveniência e oportunidade sem necessitar de decisão judicial, pois é um aspecto do mérito do ato discricionário, e não da sua legalidade. 

8- FEPESE 2014 MPE-SC ANALISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Assinale a alternativa correta.

a) A cassação representa a extinção de um ato administrativo inválido e eficaz.
b) A presunção de legitimidade, atributo dos atos administrativos quer vinculados ou discricionários, é absoluta.
c) Nem todo ato administrativo admite apreciação pelo judiciário.
d) O ato administrativo discricionário não admite apreciação subjetiva por parte da Administração.
e) A revogação, prerrogativa da Administração Pública, representa controle quanto ao mérito de um ato administrativo discricionário.

Comentário
A) Errado. A cassação ocorre quando o beneficiado do ato administrativo deixa de cumprir os requisitos de quando teve o ato deferido, ou seja, o ato foi válido e eficaz, mas o seu destinatário não respeitou suas condições, por isso a cassação. 

B) Errado. A presunção de legitimidade é relativa.

C) Errado. Todo ato administrativo admite apreciação do Judiciário, se o ato contrariar lei o Poder Judiciário pode intervir.

D) Errado. O ato discricionário é aquele que pode ser revogado por motivos de conveniência e oportunidade. O sentido do ato está em seu mérito, e não em sua legalidade, sendo assim, admite apreciação subjetiva por parte da Administração.

E) Correto.

9- FUNDATEC 2014 SEFAZ-RS TÉCNICO TRIBUTÁRIO DA RECEITA ESTADUAL
Analise as seguintes assertivas sobre a extinção dos atos administrativos:

I. A revogação do ato administrativo ocorre por razões de oportunidade e conveniência, quando esse apresentar algum defeito de validade ou de eficácia, respeitando-se os efeitos já produzidos pelo ato administrativo em questão.

II. A anulação ou invalidade dos atos administrativos representa o seu desfazimento por razões de ilegalidade, produzindo efeitos retroativos a data de emissão do ato administrativo. A anulação poderá ser realizada pelo Poder Judiciário ou pela própria Administração Pública.

III. Os atos administrativos não estão sujeitos à caducidade ou a convalidação, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II
e) Apenas II e III

Comentário
I- Errado. Os atos que podem ser revogados são os válidos e os eficazes, ou seja, não precisam apresentar defeito de validade e eficácia, pois o que se analisa é o seu mérito, e não a sua legalidade. Os vícios de legalidade fazem com que o ato seja anulado.

II- Correto.

III- Errado. Os atos administrativos estão sujeitos a caducidade ou a convalidação. Os atos que apresentam vícios sanáveis de competência e de forma podem ser convalidados, por exemplo.

10- FGV 2014 SUSAM ADVOGADO
Tendo  em  vista  as  formas  de  extinção  do  ato  administrativo,  analise as afirmativas a seguir. 

I.  A  extinção  de  um  ato  administrativo  depende  da  manifestação de vontade da administração. 
II.  A extinção subjetiva é uma forma de desfazimento volitivo do  ato administrativo. 
III.  A extinção por caducidade depende de lei. 
- Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas a afirmativa I estiver correta.
d) se apenas a afirmativa II estiver correta.
e) se apenas a afirmativa III estiver correta.

Comentário
I- Falso. No caso de extinção por renúncia do destinatário, por exemplo, não depende de vontade da Administração. O mesmo se dá na extinção subjetiva, quando desaparece o destinatário.

II- Falso. Extinção subjetiva é quando desaparece o destinatário, sendo assim, irrelevante é a vontade da Administração de extingui-lo.

III- Correto.  

11- COPESE UFT 2014 PREF. DE ARAGUAÍNA-TO PROCURADOR
Analise os itens a seguir.

I. Convalidação é o processo de que se vale a Administração Pública para aproveitar os atos administrativos com vícios insuperáveis.

II. Revogação é a forma extintiva que se aplica quando o beneficiário de determinado ato administrativo descumpre condições que permitem a manutenção do ato e seus efeitos.

III. Caducidade é a perda dos efeitos jurídicos do ato administrativo em virtude de norma jurídica superveniente contrária àquela que respaldava a prática do ato administrativo.

IV. Cassação é o instrumento jurídico através do qual a Administração Pública promove a retirada de um ato administrativo por razões de conveniência e oportunidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas os itens II e III estão corretos.
b) Apenas o item III está correto.
c) Apenas o item IV está correto.
d) Apenas os itens I e IV estão corretos.

Comentário
I- Errado. Convalidação aproveita os atos com vícios sanáveis relativos a competência e forma, apenas.
II- Errado. Trata-se de cassação.
III- Correto.
IV- Errado. Trata-se de revogação.

12- FCC 2014 TRT 2R-SP ANALISTA JUDICIÁRIO
Durante regular correição interna, foi identificada a edição de um ato administrativo por autoridade incompetente. Considerando que esse ato administrativo gerou direitos a determinados administrados, que vem travando relações jurídicas com terceiros desde a edição do ato, há aproximadamente dois anos, a autoridade competente

a) deverá anular o ato anterior, porque vício de forma não é convalidável, arcando os administrados com eventuais prejuízos incorridos até a edição de novo ato, após nova e regular análise pela autoridade competente.
b) poderá convalidar o ato, desde que se trate de ato discricionário, mediante nova análise das condições que ensejaram sua edição, tendo em vista que os atos vinculados somente podem ser convalidados por decisão judicial.
c) poderá editar novo ato administrativo apenas para autorizar a continuidade das relações jurídicas já firmadas, obstando a realização de novos negócios pelos administrados, que, para tanto, deverão apresentar outro pedido à Administração.
d) caso não conste haver mais nenhum vício que macule o ato anterior, nem se trate de competência absoluta, deve convalidar o ato editado anteriormente pela autoridade incompetente
e) deverá anular o ato anterior, notificando os interessados a apresentarem novo pedido, tendo em vista que vício de competência não é convalidável.

Comentário
A) Errado. Vício de forma é convalidável. O ato não possui vício de forma, mas de competência.

B) Errado. Atos vinculados podem ser convalidados pela própria Administração.

C) Errado. Não é o caso de editar novo ato e manter o outro ainda em operação. Ou se convalida, ou se anula.

D) Correto. Possui vício de competência não exclusiva, podendo ser convalidado.

E) Errado. Vício de competência admite convalidação. Competência e forma, convalida. 

13- MPE-RS 2014 SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS
Em relação à extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

a) Anulação é a extinção de um ato administrativo por razões de ilegalidade feita exclusivamente pelo Poder Judiciário.
b) A revogação do ato administrativo é privativa da Administração, conferindo efeito ex tunc, isto é, desde o surgimento do ato no mundo jurídico.
c) Constatada a existência de ato ilegal, o Poder Judiciário pode suprir o vício, convalidando o ato emitido pela Administração Pública.
d) Revogação é o ato administrativo discricionário pelo qual a Administração extingue um ato válido, por razões de conveniência e oportunidade.
e) Contraposição é a extinção de um ato administrativo que se origina de uma legislação superveniente que impede a permanência da situação anteriormente consentida.

Comentário
A) Errado. Anulação de um ato não é exclusividade do Poder Judiciário. Pelo princípio da autotutela, a Administração pode revogar ou anular seus atos.

B) Errado. Quando o ato é revogado, respeita-se os efeitos até então ocorridos, ou seja, é ex nunc.

C) Errado. O Poder Judiciário não convalida atos, anula-os.

D) Correto.

E) Errado. Trata-se de caducidade.

14- FCC 2014 TRF 3R TÉCNICO JUDICIÁRIO
Pietra, servidora pública do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, praticou ato administrativo válido, porém discricionário, no entanto, cinco dias após a prática do ato, revogou-o, motivada por razões de conveniência e oportunidade. A propósito do tema,

a) a revogação não se dá por razões de conveniência e oportunidade.
b) o ato discricionário não comporta revogação.
c) se o ato já exauriu seus efeitos, não pode ser revogado.
d) a revogação opera efeitos retroativos.
e) a revogação pode se dar tanto pela Administração pública (Poder Executivo), quanto pelo Poder Judiciário, que, nesse caso, ocorre apenas em situações excepcionais.

Comentário
A) a revogação não se dá por razões de conveniência e oportunidade.
B) o ato discricionário não comporta revogação.
C) correto.
D) a revogação não opera efeitos retroativos. O efeito é ex nunc.
E) A revogação se dá pela Administração Pública.

15- FGV 2013 TCE-BA AGENTE PÚBLICO
Tendo  em  vista  as  hipóteses  de  extinção  do  ato  administrativo,  assinale  a  alternativa  que  apresenta  apenas  hipóteses  de  extinção volitiva dos atos administrativos.

a) Invalidação e extinção subjetiva.
b) Revogação e cassação.
c) Extinção subjetiva e objetiva.
d) Anulação e execução material
e) Extinção objetiva e execução material.

Comentário
Há três hipóteses de extinção volitiva (pela vontade da Administração) dos atos administrativos: anulação/invalidação; revogação; cassação. (ANURECA).





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GABARITO
1certo 2a 3errado 4errado 5a 6d 7d 8e 9d 10e 11b 12d 13d 14c 15b

REFERÊNCIAS
QCONCURSOS. Questões de Concurso. Disponível em: < https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?assunto=15962&disciplina=2&modo=1&order=questao_aplicada_em+desc&page=1&per_page=5&product_id=1&url_solr=master&user_id=3219527> Acesso em: 04/09/2016.

2 comentários: